Reitora e vice-reitor da UFMG publicam manifesto em defesa das universidades públicas

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
15/10/2018 às 16:46.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:58
Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música  (UFMG/Divulgação)

Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música (UFMG/Divulgação)

A reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, e o vice-reitor, Alessandro Fernandes Moreira, aproveitaram o Dia do Professor para publicar um manifesto, nesta segunda-feira (15), em defesa das universidades públicas brasileiras e em repúdio à violência direcionada à comunidade universitária e sociedade como um todo no período eleitoral. 

No texto, além de parabenização aos docentes da UFMG, os dois educadores reiteram “o compromisso com os ideais democráticos, o Estado de direito e a justiça, a liberdade de expressão e cátedra, o bem comum e o interesse coletivo, o respeito à diversidade e aos direitos humanos”.

A nota diz ainda que a UFMG não pode se furtar de defender a democracia. “Em respeito a todos aqueles que nos antecederam, para quem a democracia é fundante, um caro valor e uma conquista rara, não temos o direito de nos abster desse compromisso ético”. Veja a nota assinada por reitora e vice-reitor aqui

O texto foi divulgado três dias após a manifestação pública da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) de preocupação com o aumento de episódios de intolerância e violência observados na atual campanha eleitoral, "constatados até no ambiente de nossas universidades, que, como espaço essencialmente democrático, devem ser lugar natural do embate de ideias, da diversidade, da argumentação, e não de agressão e intolerância".

"A Andifes vem assim externar seu firme repúdio à cultura do ódio e da violência, que ora ameaça a sociedade e as universidades públicas, por meio de constrangimentos, ameaças e agressões", afirmou a associação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por