Uma represa se rompeu na cidade de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, na última segunda-feira (30), e deixou pelo menos cinco famílias desalojadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, água e barro invadiram casas e destruíram plantações no lugarejo chamado Comunidade da Saudade, que fica na zona rural do município.

A barragem, que é de propriedade particular, tem extensão de 1,4km por aproximadamente 1,5m de profundidade. Uma retroescavadeira que trabalhava em uma obra de expansão da estrutura teria provocado o acidente na represa conhecida como Barragem do Japonês. Ninguém ficou ferido. 

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) informou que o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e a Gerência de Segurança de barragens e Sistemas Hídricos (GESIH) do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) foram  acionados pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Teófilo Otoni no fim da tarde de dessa segunda-feira (30), informando sobre o rompimento de uma barragem.

"De acordo com levantamentos preliminares, o rompimento ocorreu durante a realização de obras na barragem. Quatro casas foram atingidas, mas não houve vítimas fatais. A PM do Meio Ambiente e a Defesa Civil Estadual estão no local avaliando a ocorrência". 

Ainda de acordo com o comunicado, "Até o momento a Polícia Militar, órgão que integra a estrutura do Sisema, já informou que irá lavrar duas autuações por causar dano ambiental e pela não comunicação do fato aos órgãos ambientais em tempo determinado pela legislação.
 
Após avaliação e encaminhamento dos autos por parte da PM é que o NEA e o Igam vão definir as ações para mitigação dos danos ocasionados, bem como, providenciar a lavratura de autuações cabíveis relativas a danos ambientais e de segurança de barragens".

A barragem tem aproximadamente 30 mil metros quadrados, cerca de 3 hectares de superfície e volume estimado em 89.000 metros cúbicos, sendo considerada de pequeno porte pelos critérios estabelecidos na Portaria Igam 48/2019.