Reserva ambiental é inaugurada em Nova Lima

Alessandra Mendes - Hoje em Dia
08/06/2014 às 08:59.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:55
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Inserida em uma região que é alvo de grandes empreendimentos imobiliários, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Vale dos Cristais, em Nova Lima, deve ser aberta nos próximos meses para a visitação, com foco na educação ambiental. Com um total de 248 hectares, a reserva, que possui vários cursos d’água e ecossistemas distintos, foi oficialmente inaugurada no sábado (7).

A proteção da área de 2,5 milhões de metros quadrados tem iniciativa da Odebrecht Realizações, responsável por um empreendimento de condomínios em Nova Lima, para contribuir com a conservação da biodiversidade local e assegurar a integridade do corredor ecológico que interliga diferentes áreas naturais.

Após uma negociação de 6 anos, a reserva foi transferida oficialmente para a Associação Geral do Vale dos Cristais (AGVC), que já planeja um estudo detalhado para uso do espaço. “Vamos fazer o projeto de visitação que deve ser divulgado a partir do mês que vem e ver qual será a demanda para definir os dias e horários de abertura”, explicou o presidente da associação, Walmir Braga.

A área fica entre a Serra do Souza e a MG-030, na microbacia do Ribeirão dos Cristais, afluente do rio das Velhas. Também faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Sul e do entorno do Parque Municipal das Mangabeiras, do Parque Estadual do Rola Moça e da Estação Ecológica de Fechos.

“Ainda estamos buscando parcerias e estudando projetos ambientais para a área. O mais importante agora é comemorar a preservação do espaço. É um privilégio morar ao lado de um local como esse”, afirmou a moradora do condomínio Nascentes e integrante da AGVC, Maria Cecília Rocha Figueiredo.

A intenção é abrir o local com visitas guiadas e de educação ambiental para instituições de ensino. Uma das atrações é o trekking pelas trilhas da reserva chegando ao cume da Serra do Souza. Há também mirantes de contemplação da lagoa da represa e vários cursos d’água dentro do trecho cercado por espécies de Mata Atlântica. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por