A partir desta terça-feira (16), usuários da rede pública de saúde de Belo Horizonte terão acesso aos resultados dos exames pela internet. O anúncio foi feito nesta manhã durante encontro que sobre balanço da Sistema Único de Saúde (Sus), na capital. Em torno de 48 horas após a realização do exame, ele deve estar disponibilizado no site da prefeitura.

Antes da implantação do sistema, o usuário agendava uma data para pegar o resultado – o que demorava cerca de 8 a 10 dias. Agora, para acessar basta digitar o nome completo e o número do pedido do exame. “O lapso de tempo era para que os postos de saúde imprimissem esses resultados e agendassem a entrega. Agora teremos uma redução drástica nesse tempo”, disse o secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior.

O sistema passou por fase de testes na primeira quinzena de dezembro e cerca de 300 exames já foram entregues. O prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda, anunciou a tecnologia em coletiva na manhã desta terça. "Estamos comprometidos com o avanço da qualidade de serviços para o usuário", disse.

Atualmente 25 mil resultado são entregues na rede pública de saúde e diariamente, cerca de 4 mil usuários fazem o pedido para a realização de exames. Para o ano que vem, a ideia da secretaria de saúde é que os usuários consigam realizar a marcação de consultas pela internet.