Chuva forte causa enchente e deixa pessoas ilhadas em Juatuba e Santana do RiachoUma tempestade chegou logo no amanhecer desta quarta-feira (20), na cidade de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pouco tempo depois o município ficou praticamente embaixo d'água. Vários pontos alagados foram registrados na cidade, principalmente os bairros Canaã, Cidade Nova 1 e 2.

O Corpo de Bombeiros da cidade pediu reforço e a corporação deslocou da capital um helicóptero, o Arcanjo 3, e uma viatura por terra para realizar uma vistoria na região. O objetivo é dimensionar a situação atual de Juatuba e fazer um levantamento das necessidades da cidade neste momento.

Um total de 20 famílias foram resgatadas de suas casas por estas estarem inundadas. Essas pessoas foram levadas para um galpão do projeto Curumim, da prefeitura, e nenhuma estrutura de água, dormitório e alimentação foi disponibilizada, mas, segundo as autoridades locais já estão sendo providenciadas.

De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, na cidade de Florestal, há cerca de 15 quilômetros de Juatuba, onde há monitoramento de precipitação, foi registrado um volume de chuva de cerca de 143,8 milímetros em 24 horas.

Outra suspeita

A suspeita do rompimento de algum dique ou um tipo de reservatório possa ter contribuido para o transbordamento do rio, fez com que uma equipe do Corpo de Bombeiros percorresse pelo ribeirão para confirmar estas informações. No momento seguem de barco pelo caminho que leva até Itaúna.

Chuva forte causa enchente e deixa pessoas ilhadas em Juatuba e Santana do Riacho
Moradores ficaram ilhados e tiveram de ser resgatados pelos Bombeiros

 

 

Confira vídeo do local inundado em Juatuba:



Santana do Riacho

Um chamado chegou também para reforço em Santana do Riacho, também na Grande BH, devido a temporal. A ocorrência também relata caso de pessoas ilhadas, mas não há muitos detalhes sobre a situação na cidade.