Rio Piracicaba vai transbordar e atingir bairros de Fabriciano e Timóteo, alerta Defesa Civil

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
18/01/2016 às 13:31.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:04

O rio Piracicaba deve chegar a quatro metros na tarde desta segunda-feira (18) e transbordar, atingindo as partes mais baixas de Coronel Fabriciano e de Timóteo, no Vale do Aço. O nível médio do manancial e de 90 centímetros, mas ele subiu com as chuvas que caem na região há quatro dias e com a abertura de quatro comportas rio acima. O volume de água (defluência) que passa pela cidade subiu de 100 metros cúbicos por segundo para 490 nesta manhã.

Segundo o coordenador da Defesa Civil em Fabriciano, Isnarc Valadares, a previsão e que o rio transborde e invada o bairro Dom Helvécio (Prainha) e a Rua B do bairro Manoel Domingos, atingindo pelo menos 55 famílias da cidade. Já em Timóteo, a água chegaria primeiro ao distrito Cachoeira do Vale. As duas cidades mantêm um sistema integrado de monitoramento do rio e das famílias.

O risco de transbordamento foi confirmado as 22h40 deste domingo, quando as famílias ribeirinhas passaram a ser avisadas. Segundo Valadares, as que precisarem serão remanejadas para abrigos ou receberão apoio logístico para deixarem suas casas. Os demais moradores estão sendo orientados a evitar as margens do rio. Desde a última quinta-feira (14) choveu aproximadamente 50 mm em Fabriciano, volume considerado muita água em pouco tempo.

A principal referência de monitoramento das duas cidades e a Usina de Sa Carvalho, por onde passava 427 metros cúbicos de água por segundo na noite de domingo; e que passou a liberar 444 metros cúbicos por segundo as seis horas de segunda-feira. Três horas depois, por volta das 9 horas, a defluência já estava em 490 metros cúbicos por segundo, volume com tendência a aumentar para 500 metros cúbicos por segundo às 15h.

Com o rio Piracicaba três metros acima do normal, não há como evitar o transbordamento, avisou Valadares. Segundo o secretário de Obras de Timóteo, Galba Gomes, há um alerta de mais chuvas nas cabeceiras do rio Piracicaba para os próximos dois dias e, por isso, os órgãos de defesa da cidade também estão de prontidão. Em Governador Valadares, o nível do rio Doce e considerado normal - estava com 1,04 metro nesta tarde.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por