Risco de rompimento de barragem de água faz moradores de Paraisópolis serem retirados de casa

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/10/2021 às 15:52.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:59
 (Divulgação / Defesa Civil Estadual)

(Divulgação / Defesa Civil Estadual)

Pelo menos 61 pessoas tiveram que sair de suas casas por conta de um alerta de rompimento de barragem de água, na manhã desta sexta-feira (1º) em Paraisópolis, região Sul do Estado.

O Defesa Civil foi acionada pelo município e informada de que a barragem, que abastece a cidade, está em nível 3 de emergência e apresenta avarias em sua estrutura. O órgão avaliou que esses danos precisam ser reparados e, por conta disso, havia a necessidade de fazer a evacuação de alguns moradores de suas casas.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) também esteve no local para fazer vistoria na estrutura e constatou que a situação é de risco. Por esse motivo, a Defesa Civil confirmou a remoção de forma preventiva (pois não houve o rompimento em si) da população e de animais que estão no curso da água, cumprindo o Plano de Ação de Emergência (PAE) da cidade.

Segundo a assessoria do órgão, a prefeitura de Paraisópolis está em diálogo com os moradores para definir a instalação e hospedagem das famílias desabrigadas.

Foi criado ainda um gabinete de crises com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município, Prefeitura Municipal de Paraisópolis, IGAM, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por