Perdizes, no Triângulo Mineiro, está em alerta após o rompimento de açude em uma propriedade rural particular da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura transbordou na madrugada deste domingo (31), levando a água contida nela para uma das barragens existentes na fazenda.

O temor, conforme a corporação, é de que o reservatório não suporte o peso extra, colocando em perigo moradores, propriedades vizinhas e rodovias. O risco é maior para quem reside perto do Ribeirão Santa Juliana.

Rompimento de açude em fazenda em Perdizes

Estrutura que rompeu era usada para irrigação da propriedade rural

O bolsão artificial que veio abaixo é usado, segundo os Bombeiros, na irrigação da fazenda, cujas atividades realizadas não foram informadas. A estrutura que rompeu possui capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água e a barragem para onde o volume desaguou, para 4 milhões de metros cúbicos.

Após o incidente, a barragem teria subido 1 metro, segundo informações oficiais. A porta dos vertedouros precisou ser aberta para escoar o excedente de água e aliviar a pressão na estrutura.

Danos maiores na barragem, bem como o risco de um novo rompimento, ainda serão avaliados pelo Corpo de Bombeiros de Araxá - município vizinho. A informação é de que uma equipe da corporação irá ao local ainda nesta manhã para, com auxílio de drones, fazer uma vistoria.

Corpo de Bombeiros vistoria a área: