A partir desta terça-feira (16), motofretistas que atuam em Belo Horizonte poderão utilizar os créditos do rotativo digital gratuitamente. Para isso, será preciso fazer o download de algum aplicativo credenciado pela BHTrans ou ativar o serviço em um ponto de venda fixo. 

Conforme a BHTrans, o condutor poderá estacionar na área por até uma hora. Atualmente, BH conta com 573 vagas, em 89 pontos diferentes, para motofrete no sistema de Faixa Azul. As vagas estão distribuídas no entorno da Assembleia e da Cidade Administrativa, além dos bairros Barreiro, Barro Preto, Caiçara, Centro, Funcionários, Luxemburgo, Savassi e na região hospitalar da cidade.

A autarquia responsável por gerenciar o tráfego na capital destacou que a novidade foi criada para fiscalizar a rotatividade do estacionamento exclusivo para motofretistas, que até então não contavam com um esquema específico para monitorar o tempo de permanência nos estacionamentos.

Veja abaixo os locais permitidos para estacionamento dos profissionais:

ponto de estacionamento para motofreteClique na imagem para ampliá-la

O motofrete é uma profissão regulamentada na capital pela Lei 10.220/2011 e engloba o transporte de pequenas cargas em motocicleta, motoneta ou triciclo motorizado. Este serviço pode ser prestado por pessoas físicas (autônomos), jurídicas e cooperativas, desde que credenciados pela BHTrans. É exigido, ainda, registro e licenciamento do veículo na categoria aluguel junto ao Detran-MG (placa vermelha), e inspeção técnica semestral. 

Rotativo

O crédito eletrônico do Estacionamento Rotativo custa R$ 4,40 e é válido para qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Os créditos podem ser adquiridos por meio dos aplicativos ou nos 429 postos de venda credenciados da capital. As folhas não serão mais vendidas a partir de 26. As que já foram adquiridas continuam valendo.

O rotativo de BH funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já aos domingos o sistema só vale para alguns locais, como o Parque das Mangabeiras. 

Leia mais:
Rotativo digital gratuito para motofretistas passa a valer na terça-feira
A pouco mais de 15 dias para extinção de talão de papel, 55% ainda não usam rotativo digital em BH
Talão de rotativo deixa de ser vendido em BH no próximo dia 26