A partir desta quarta-feira (3), a rua Padre Eustáquio, entre a avenida Nossa Senhora de Fátima até a rua Vila Rica, e um trecho da rua Pará de Minas, ambas na região Noroeste de Belo Horizonte, passam a contar com faixas preferenciais para ônibus.

Segundo a BHTrans, a medida foi adotada para melhorar o trânsito na região. A autarquia responsável por gerenciar o tráfego na capital explicou que a circulação de outros veículos não será proibida na direita das duas vias, porém os motoristas devem dar prioridade para os coletivos, principalmente no horário de pico da tarde, das 17h às 19h. Somente na rua Padre Eustáquio, 20 linhas circulam diariamente.

Outra novidade foi que a principal rua do bairro Padre Eustáquio também recebeu a pintura de delimitação de área de espera segura para os motociclistas, o chamado motobox, que fica entre a faixa de pedestres e a faixa de retenção para os veículos, próximo aos semáforos. 

Etapas

Conforme a BHTrans, ainda neste mês de janeiro as ruas Olinto Magalhães, Rio Pomba e Três Pontas, todas no Padre Eustáquio, vão receber a faixa preferencial. A rua Niquelina, na região Leste de BH, também contará com o sistema. Neste ponto, a preferência será no trecho entre as avenidas Mem de Sá e Contorno.