A Prefeitura de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, inaugura nesta terça-feira (6), com apoio de recursos da Justiça local, um anexo ao presídio da cidade que servirá para presos do regime semiaberto. As obras do espaço de 842m² foram feitas pelos próprios detentos. 

O anexo, com capacidade para 138 presos, tem quatro celas, pátio, duas guaritas, alojamento para os agentes e almoxarifado. Segundo o município, o local vai aumentar a segurança do presídio, pois permitirá separar os presos com o direito ao trabalho externo dos demais.

A construção do imóvel, iniciada em abril de 2017, contou com o trabalho de 60 presos, em todas as funções, como pedreiro, servente, bombeiro, eletricista, serralheiro e pintor. Pelos serviços realizados, os presos tiveram o benefício da remição da pena (a cada três dias trabalhados, menos um na pena).

Além da participação dos presos, o Conselho da Comunidade local teve a responsabilidade de administrar os recursos e realizar a compra de material.

De acordo com a prefeitura, o imóvel foi construído por meio de recursos de verba pecuniária da 2ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de São João del-Rei, no valor de R$ 370 mil, e da Prefeitura de São João del-Rei, no valor de R$ 80 mil.