Sífilis: PBH intensifica ações de combate à doença em BH

Da Redação
18/10/2019 às 10:45.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:17
 (Reprodução)

(Reprodução)

Os casos de sífilis em Minas Gerais têm registrado aumento. De acordo com último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, foram https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/minas-registra-mais-de-8-mil-casos-de-s%C3%ADfilis-neste-ano-e-secretaria-alerta-para-a-preven%C3%A7%C3%A3o-1.738324. Em Belo Horizonte, de janeiro a junho deste ano, foram 1.185 casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. De olho nesse crescimento, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza a partir desta sexta-feira (18) uma série de ações ações para alertar a população da capital sobre a importância do diagnóstico precoce da sífilis, além do tratamento e prevenção da doença. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e pode ser transmitida também da mãe para o bebê durante a gestação ou parto. 

Durante o almoço, quem passar pelos restaurantes populares da capital vai receber informativos sobre a sífilis, além de preservativos, que é a forma de se proteger contra a doença. Já a partir de segunda (21) até a próxima sexta (25), os postos de saúde do Centro, Sagrada Família, Funcionários e Santa Efigênia vão estar abertos para realização do teste rápido para diagnóstico da sífilis. As unidades de saúde ficarão abertas de 8h às 17h. Confira os endereços:

  • Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar
  • Rua Joaquim Felício, 141 – Sagrada Família
  • Rua Paraíba, 890 – Funcionários
  • Alameda Vereador Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia

De acordo com a PBH, cerca de 700 preservativos são distribuídos mensalmente, nas unidades de saúde. Os exames e teste rápidos para diagnóstico da sífilis também estão disponíveis nos 152 Centros de Saúde e nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento da capital: um no bairro Sagrada Família (rua Joaquim Felício, 141) e outro no Centro (rua Saturnino de Brito, 17 – 3º andar). 

Ainda está prevista uma ação de mobilização na Estação Central do Metrô, na próxima quarta (23). E na quinta (24), será realizada outra ação perto da rodoviária e do Centro de Testagem e Aconselhamento UAI (rua Saturnino de Brito, 17 – Centro /3º andar). 

A doença tem cura e, quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, menores as possibilidades de adoecimento e de transmissão da doença para outras pessoas, especialmente durante a gestação. O tratamento é feito com injeção de penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser aplicada no Centro de Saúde.

* Fonte: PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por