Com a primeira morte por complicações da Covid-19 registrada em Serranos, no Sul de Minas, só 11 cidades do território ainda não registraram nenhum óbito pela doença. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta sexta-feira (15).

Assim, dos 853 municípios mineiros, 842 confirmaram ao menos um vida perdida para a doença desde o início da pandemia, em março do ano passado. O número é equivalente a 98,7% das cidades. Ao todo, o território já contabilizou 55.106 óbitos.

Uma característica comum entre as localidades onde ainda não foram registrados óbitos por coronavírus (veja a lista no fim da matéria) é o baixo número de habitantes. Entre elas, a que tem mais moradores, segundo dados do IBGE em 2020, é Bonito de Minas, no Norte do Estado, com 11.369. A menor é Serra da Saudade, no Centro-Oeste, com 776 moradores.

Dados

De acordo com o levantamento, nas últimas 24 horas, Minas Gerais confirmou 2.170 novos casos do vírus, totalizando 2.164.781 infectados. No mesmo período, foram 42 mortes. 

Por outro lado, o número de recuperados da enfermidade é de 2.083.158. Outros 26.517 pacientes seguem em acompanhamento médico, internados ou em isolamento social.

Vacinação

Conforme o vacinômetro, painel da SES que monitora a campanha, 15,3 milhões de pessoas foram vacinadas, sendo que 9,1 milhões já tomaram o reforço, enquanto 487 mil foram contemplados com a Janssen. Mais de 285 mil moradores receberam a terceira dose da proteção.  

Veja a lista de municípios que ainda não computaram mortes por Covid: 

- Aricanduva (Vale do Jequitinhonha)
- Bonito de Minas (Norte de Minas)
- Campo Azul (Norte de Minas)
- Cedro do Abaeté (Centro-Oeste)
- Desterro do Melo (Campo das Vertentes)
- Estrela do Indaiá (Centro-Oeste)
- Patis (Norte de Minas)
- Pedro Teixeira (Zona da Mata)
- Santana dos Montes (Região Central)
- Serra Azul de Minas (Região Central)
- Serra da Saudade (Centro-Oeste)

Leia mais:

Profissionais de saúde com mais de 50 anos recebem 3ª dose contra Covid em BH nesta sexta
Taxa de transmissão da Covid-19 em BH atinge menor patamar em mais de um mês