Animais de estimação podem transmitir ou ser infectados pelo coronavírus?

Vivian Chagas*
vchagas@hojeemdia.com.br
30/03/2020 às 18:26.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:59
 (Reprodução/Pixabay)

(Reprodução/Pixabay)

Reprodução/Pixabay / N/A

Estudos mostram que possibilidades de contágio de e por animais domésticos são remotas

Famosos como Gabriela Pugliese e Di Ferrero, que contraíram coronavírus recentemente, postaram fotos com seus pets nas redes sociais, fazendo muita gente se questionar: Animais de estimação podem contrair ou serem contaminados pelo Covid-19?

Uma publicação compartilhada por (@gabrielapugliesi) em
Uma publicação compartilhada por (@diferrero) em

De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), não existem evidências de que os animais domésticos possam contrair ou transmitir o Covid-19. Porém, existe um vírus de uma outra família da doença chamada coronavírus canino (CCoV), que infecta as celulas do intestino dos cães, provocando uma inflamação intestinal.

Apesar disso, por se tratar de algo novo, entidades como a WSAVA - Associação Mundial de Pequenos Animais Veterinários, recomenda que pessoas doentes com o coronavírus limitem o contato com animais, até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. 

A médica veterinária Glause Lemos de Carvalho ainda aconselha que a vacinação e a vermifugação de cães e gatos estejam sempre em dia, além de lavar as mãos antes e depois do contato com os animais.

Muitos animais têm o hábito de só fazer as suas necessidades só quando caminham. Diante disso, Glauce recomenda o passeio em locais que não tenham aglomerações, e fugir de locais fechados devido transmissão entre as pessoas.

Caso do cachorro contaminado em Hong Kong

Há relato de que um cão foi "infectado" com COVID-19 em Hong Kong, na China, e apresentava sintomas leves da doença. Diante disso, a resposta da WSAVA foi que os testes, realizados tanto no Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação de Hong Kong (AFCD) quanto no laboratório de diagnóstico para coronavírus humano da Universidade de Hong Kong (HKU), credenciado pela OMS, detectaram uma baixa carga viral nos esfregaços nasais e orais do animal.

Apesar disso, ainda não há evidências de que animais de estimação, incluindo cães e gatos, possam ser uma fonte de infecção para outros animais ou humanos. 

Com a finalidade de monitorar o coronavírus em animais, o reconhecido laboratório norte-americano Idexx, publicou na semana passada que desenvolveu um teste de coronavírus para pets já realizado em milhares de animais e todos testaram negativo, reforçando a idéia de que o Covid-19 é transmitido principalmente de pessoa para pessoa.

*Estagiária, sob supervisão de Cássia Eponine

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por