Uma hora antes do previsto, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Centro-Sul, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, foi reaberta ao público. O local havia sido fechado após um paciente com suspeita de sarampo dar entrada na unidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), o paciente veio de outro Estado e deu entrada na unidade com suspeita da doença. A situação levou a UPA a acionar o protocolo de segurança, o que inclui a suspensão da entrada de pacientes. Outra medida tomada foi o envio de uma equipe da secretaria para vacinar os pacientes que já estavam dentro do local.

Às 14h50, todas as pessoas que estavam no prédio haviam sido imunizadas e, após a dose, quem podia, recebeu alta. Às 15h, o pronto-atendimento já estava vazio e a equipe especializada enviada pela prefeitura deixou o local.

Segundo a coordenação da UPA, todos os atendimentos já voltaram a acontecer normalmente. A liberação estava prevista para 16h.

O paciente que estava com os sintomas do sarampo foi encaminhado para uma unidade hospitalar, que também deverá fazer o bloqueio vacinal e o protocolo de segurança.

Leia mais:
UPA Centro-Sul é fechada após entrada de paciente com suspeita de sarampo
Minas vai aplicar dose extra de vacinas contra sarampo em 130 mil bebês a partir desta quinta
País já registra 1.680 casos de sarampo em 11 Estados