Campanha de vacinação contra gripe começa oficialmente neste sábado no país

Igor Patrick
ipsilva@hojeemdia.com.br
30/04/2016 às 11:50.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:12
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Começou neste sábado (30), em todo o território nacional, a campanha de vacinação contra a gripe promovida pelo governo federal. A dose é trivalente e imuniza contra três vírus: H3N2, um subtipo da gripe A que atinge principalmente crianças menores de 2 anos e idosos; influenza B, tipo mais comum no País; e H1N1, também conhecido por gripe suína e que passa por um novo surto no país.

O governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte realizaram uma cerimônia no bairro Renascença, região Nordeste da capital, para marcar oficialmente o início das vacinações em Minas Gerais, mas todos os municípios mineiros foram orientados a antecipar a imunização desde a semana passada.

Presente na cerimônia na manhã deste sábado, a secretária adjunta de Estado de Saúde, Alzira Oliveira afirmou que, embora Minas Gerais tenha apresentado estatísticas piores de gripe - até abril foram 87 casos confirmados de influenza e 23 óbitos, contra 90 casos e 15 óbitos em todo o ano de 2015 -, a avaliação é de que o trabalho realizado pelo governo vem sendo satisfatório. "Já distribuímos 65% do volume de vacinas para todo o estado, na próxima semana receberemos a totalidade das doses para que até o dia 20 de maio, todo o grupo vulnerável possa se vacinar", destacou.

A secretária disse ainda que espera atingir a meta de 5 milhões de pessoas vacinadas em Minas até a semana que vem. Até agora, o estado mineiro já vacinou 554.761 pessoas, o que representa 13,47% da meta de acordo com dados do DataSUS.

Embora ainda não tenha registrado nenhuma morte por H1N1 e apenas uma causada por Influenza A, Belo Horizonte também desenvolve cobertura ostensiva do programa de vacinação. O secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, destacou a preocupação com a evolução da doença, que pode desencadear pneumonia e necessidade de internação hospitalar. "Também estamos trabalhando com prevenção, enviando cartilhas para profissionais da saúde nas escolas e orientando para a necessidade de higienização das mãos", informou. Cerca de 155 mil pessoas foram vacinadas até agora. A expectativa é levar a dose a 669 mil.

Quem pode vacinar?

A vacina está disponível nos 148 centros de saúde de Belo Horizonte e se destina a crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, portadores de doenças crônicas, indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio. Pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida podem solicitar a vacinação domiciliar pelo telefone 3277-7722.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por