Campanha usa o bom humor para incentivar usuários do metrô a higienizar os 'sovaquitos'

Da Redação (*)
28/11/2019 às 14:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 22:50
 (Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

Usar o transporte público já não é tarefa fácil. Além dos preços altos das passagens, há a superlotação e o fato de, às vezes, precisar viajar em pé. E quando você pensa que não pode piorar, descobre que muita gente anda dando um "perdido" no desodorante e no chuveiro e incomodando bastantes os outros passageiros. O problema levou o Metrô de Lisboa a lançar uma campanha nas redes sociais para quem anda se esquecendo de cuidar da higiene pessoal. Bem humorada, a ação tem grande apelo e seguidores também em países tropicais, como o Brasil.

"Por viagens mais agradavéis, cuide dos seus Sovaquitos!" é o slogan da campanha portuguesa que visa conscientizar sobre a importância de manter a rotina de higiene em dia. Os "Sovaquitos" citados na campanha são quatro personagens que foram criados de forma descontraída para tentar melhorar o cheiro do convívio forçado no transporte público.

A divulgação é feita pelo Instagram @sovaquitos semanalmente, com fotos, mini-vídeos e animações dos personages em situações corriqueiras, desde tomar banho a aplicar desodorante ou andar de metrô. Confira uma das publicações: 

Uma publicação compartilhada por (@sovaquitos) em

Mas o que causa o mal cheio nas axilas e como evitar?

O forte odor das axilas, conhecido entre os dermatologistas como "bromidrose", pode ser resultado de secreções das chamadas glândulas apócrinas, sendo degradadas por bactérias e, consequentemente, levando à formação de amônia e cadeias de ácido graxo curtas. Segundo a d Gisele Viana, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há também a bromidrose por suores ecrinos. Ela resulta em odores que ocorrem por ação de bactérias da flora normal nas axilas e degradam a parte mais externa da pele, e também pode ser causada por doenças metabólicas ou por ingestão de alimentos como alho e aspargos. 

Então, neste verão, que tal lavar bem os sovaquitos? A dermatologista também dá algumas dicas para quem quer evitar o famoso "cecê":

- Tomar dois banhos por dia, um pela manhã e o outro à noite.

- Não é nescessário esfregar as axilas com bucha; usar apenas o sabonete espanta as bactérias que causam o forte odor.

- Use desodorantes específicos para cada idade: procre um especialista para saber o mais adequado para você.

(*) Vivian Chagas, estagiária sob supervisão de Cássia Eponine. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por