Corrida leva informação sobre o Mal de Parkinson

Hoje em Dia
13/04/2015 às 08:47.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:37

Centenas de pessoas se reuniram nesse domingo (12) na Praça JK, região Centro-Sul de Belo Horizonte, em prol de uma mesma causa: sensibilizar a população a respeito do Mal de Parkinson. Além de uma corrida (de 5 quilômetros) e caminhada (de 3 quilômetros), os participantes da Run for Parkinson’s – evento que ocorreu simultaneamente em todo Brasil – também receberam informações sobre o problema.

A doença acomete cerca de 3 milhões de brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde. No entanto, ainda faltam investimentos em pesquisas e conhecimento dos profissionais de saúde e da população sobre o tema. “A corrida foi apenas um recurso para chamar a sociedade para discutir o assunto. Muita gente sequer sabe que tem a enfermidade e muitos médicos não conseguem fazer o diagnóstico”, diz Janette Melo Franco, presidente da Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig).

Alunos dos cursos de fisioterapia, fonoaudiologia, medicina e educação física participaram da iniciativa, explicando sintomas da doença e tratamentos. Embora a enfermidade atinja pessoas de qualquer idade, é mais frequente em homens com mais de 65 anos. Os portadores têm tremores em partes do corpo, ficam com os movimentos lentos e têm rigidez muscular.

Eletricista industrial aposentado, Emerson Correia recebeu o diagnóstico em 2011, com apenas 38 anos. “Passei por muitos momentos ruins, me senti sozinho e entrei em um quadro de depressão. Não é fácil enfrentar a situação, mas não podemos nos entregar. Corpo e mente devem manter-se em movimento”.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por