Os centros de saúde Jardim Comerciários, em Venda Nova; Havaí, na região Oeste; Waldomiro Lobo e Conjunto Paulo VI, na zona Norte; foram fechados temporariamente em Belo Horizonte nesta terça-feira (3), após receberem pacientes com suspeita de sarampo. Além das unidades, as UPAs Norte e Pampulha também deixaram de realizar atendimentos.

Mais de 30 unidades já tiveram o funcionamento interrompido em Belo Horizonte nas últimas duas semanas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o fechamento das unidades de saúde acontece em caráter preventivo diante da suspeita do sarampo. 

“São executadas de forma profilática para resguardar a saúde das pessoas do local e evitar transmissões. A suspensão temporária no atendimento, diante de um caso suspeito de sarampo, dura em média duas horas”, informou a pasta, por nota. 

Crescimento

O temor de uma nova epidemia ronda o Estado. Conforme mostrado pelo Hoje em Diaem apenas uma semana, casos suspeitos de sarampo saltaram mais de 40% em Minas, passando de 55 para 78. Em Belo Horizonte, há dois casos confirmados e 44 permanecem sob investigação.

O alerta se torna ainda maior porque a enfermidade é altamente contagiosa e pode ser transmitida até mesmo pelo ar. A principal proteção é a vacinação, que segue abaixo da meta no Estado. O índice preconizado é 95%, mas apenas 41% dos mineiros receberam a imunização.

Confira a lista das unidades de saúde fechadas em BH devido ao sarampo: 

21/08: UPA Centro-Sul

22/08: Centro de Saúde São Geraldo

23/08: Centro de Saúde Lagoa

24/08: UPA Centro-Sul e UPA Leste

26/08: Centros de Saúde Califórnia, Tirol, Cafezal, Dom Joaquim, Felicidade I e II e UPA Nordeste – sendo que o caso já foi descartado para sarampo

27/08: UPA Venda Nova e Centro de Saúde Jaqueline II

28/08: Centros de Saúde Osvaldo Cruz, Nossa Senhora Aparecida e UPA Norte

29/08: Centros de Saúde Nova York, Paraíso e UPA Leste  

30/08: UPA Nordeste

31/08: UPA Venda Nova

02/09: Centros de Saúde Marcelo Pontel, Carlos Chagas, Jardim Comerciários e Alameda dos Ipês e as UPAs Nordeste e Venda Nova

03/09: Centros de Saúde Jardim Comerciários, Havaí e Waldomiro Lobo, Conjunto Paulo VI  e UPAs Norte e Pampulha