Pequenos refúgios de contato com a natureza em meio à crescente urbanização, as praças são espaços reconhecidos no mundo todo como pontos de encontro e convivência. Em Belo Horizonte, elas têm se mostrado ideais também para quem busca mais saúde, bem estar e corpo definido. Atividades físicas realizadas ao ar livre, com orientação profissional, atraem cada vez mais adeptos às novas academias a céu aberto.
 
Na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, por exemplo, cerca de 40 pessoas se reúnem às segundas e quartas-feiras para fazer caminhada orientada e, aos sábados, para praticar tai chi chuan. “As atividades integram o Projeto Circuito Unimed BH, que acabou criando um grupo de amigos da praça”, afirma a gestora do instituto, Cíntia Campos.
 
Praças se transformam em academias ao ar livreAcompanhando o grupo há cerca de dois anos, a bioquímica aposentada Linda Léa Moreira, de 56 anos, quer que as aulas sejam mais frequentes. “Estamos lutando para ter atividades três vezes por semana. É muito bom para a saúde e para a praça, que fica mais segura e bem cuidada. Temos uma família aqui”, diz.
 
Para a aposentada Penha Morais, de 58 anos, fazer exercícios ao ar livre é estimulante. “É bem melhor que academia convencional. Além de cuidar da saúde, com profissionais acompanhando os exercícios, a gente se distrai e faz amizades”, avalia.
 
Parceria
 
O projeto na praça Floriano Peixoto foi implementado em 2010, quando o espaço foi adotado pelo Instituto Unimed. “As aulas começam com alongamentos ritmados, para preparar o corpo para 30 ou 40 minutos de caminhada orientada. Para participar, os interessados precisam apenas se apresentar na praça, às 7 horas ou 18h30, às segundas e quartas-feiras, ou aos sábados, às 9h. É importante que, antes de começar, as pessoas procurem fazer uma avaliação médica”, orienta a educadora física Roberta Resende, de 28 anos.
 
A vantagem das atividades na praça se estendem a toda comunidade, na opinião de Linda Léa. “Antes, esse espaço estava abandonado. Depois da revitalização e do início das atividades, ficou mais iluminado e movimentado”.
 
Cíntia ressalta que a rede de amigos criada a partir do projeto ajuda a preservar o local. “O grupo se comunica, faz reuniões, solicita intervenções. Isso ajuda a manter a praça segura e agradável”, diz. “Esse tipo de ocupação é importante, porque, se a comunidade não usar o espaço público, outros grupos podem ocupar sem fazer bom uso”, enfatiza.
 
Loja de suplementos apoia iniciativa que leva exercícios funcionais à Praça da Assembleia
 
Todos os fins de semana, um grupo de atletas se reúne para complementar as atividades físicas de rotina com exercícios ao ar livre. Tudo começou na Praça JK, no Sion, passando pela Praça do Papa, no Mangabeiras, e se estabelecendo, atualmente, na Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho, todas na região Centro-Sul da capital. A partir das 9 horas de sábado e domingo, os atletas e novos adeptos – que estão saindo do sedentarismo – praticam atividades funcionais em um circuito que inclui práticas como yoga, capoeira e condicionamento cardiovascular.
 
“Fundamos o projeto Team Funcional Minas há cerca de três meses, para disseminar energia positiva, alegria e superação entre aqueles que querem sair da zona de conforto e se entregar aos cuidados da mente, corpo e espírito”, afirma o coordenador do projeto, o empresário Doriva Souza, de 34 anos.
 
Patrocinado pela loja de suplementos e produtos naturais Life Style, o projeto já conta com pelo menos 60 participantes, entre eles a atleta e estudante de fisioterapia Luiza Cavalieri, de 22 anos. “Comecei a participar há pouco mais de um mês, quando vi o grupo fazendo exercícios na Praça JK”, conta. “Passei a ir todo fim de semana, achei a energia muito boa. É uma equipe de amigos, um ajudando o outro, já virou uma família. É um trabalho que vai além do bem estar físico, por isso está atraindo cada vez mais gente”, afirma Luiza.
 
A fisioterapeuta e professora de Pilates Ana Flávia Mourão Silva, de 32 anos, também aprova a iniciativa. “Já pratico atividade física, mas achei a proposta diferente, bem interessante, com exercícios variados e ao ar livre. Além de sair da rotina, a gente faz novas amizades”, comenta.
 
Alimentação saudável
 
Para manter o pique, os atletas e novos praticantes de exercícios investem em uma alimentação saudável e nutritiva. No espaço clean da patrocinadora do grupo, a Life Style, uma gama de produtos diferenciados atende às necessidades específicas de quem busca mais saúde, além de boa forma. “Nosso foco não são aquelas pessoas interessadas apenas em músculos, mas quem quer uma alimentação equilibrada, para ter mais saúde e bem estar”, ressalta o empresário Sebastian Campos, que fundou a Life Style com o sócio Ricardo Andrade, de 32 anos.