As chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) têm provocado estragos e prejuízos para muita gente que teve as casas invadidas pelas águas. Diversas entidades estão se mobilizando para arrecadar donativos, como colchões, cobertores, roupas de cama, toalhas e itens de vestuários, além de alimentos e água. 

O Serviço Social Autônomo (Servas) lançou campanha de arrecadação na quinta-feira (23). Até então, eram atendidos pedidos pontuais, de acordo com as necessidades dos municípios. Mas, com o agravamento da situação após as tempestades, foi iniciada uma nova ação.

“Iniciamos a campanha na tarde da quinta-feira pelas redes sociais e esperamos um aumento das doações. Para isso, estaremos funcionando no sábado e também no domingo das 8h às 12h”, explica a técnica social Sarah Prado.

Para contribuir, basta entregar os materiais na sede da entidade, na avenida Cristóvão Colombo, 683, próximo ao Palácio da Liberdade, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH.

A Cruz Vermelha também lançou uma ação na quarta-feira (22). O volume dos donativos, porém, está abaixo da demanda. “As doações estão chegando, mas não têm sido suficientes para atender as regiões afetadas. Enviamos há pouco um caminhão para auxiliar as vítimas de Raposos (Grande BH). Ainda não sabemos qual é a necessidade por lá, mas acreditamos que a demanda será maior. Por isso, vamos reforçar nossa campanha”, diz o voluntário Artênius Daniel.

A Cruz Vermelha tem focado em alimentos não perecíveis, colchões e produtos de limpeza e de higiene. Para colaborar, é preciso encaminhar os materiais para a sede da Cruz Vermelha em BH, na Alameda Ezequiel Dias, 427, no bairro Santa Efigênia, em frente ao Parque Municipal.

Roupas Íntimas
Muitos desabrigados perderam tudo, inclusive as roupas íntimas. Para essas doações, no entanto, as pessoas devem levar apenas vestuários novos.

Serviço
O que doar
Água potável
Alimentos não perecíveis
Colchões
Cobertores
Roupas de camas
Toalhas 
Ítens de vestuários
Roupas íntimas (novas)

Onde doar
Servas
Avenida Cristóvão Colombo, 683 (próximo ao Palácio da Liberdade), no bairro Funcionários

Cruz Vermelha em BH
Alameda Ezequiel Dias, 427, no bairro Santa Efigênia, em frente ao Parque Municipal