Saiba como vai ficar a Praça da Liberdade depois da reforma

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
10/07/2018 às 15:30.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:19
 (Riva Moreira)

(Riva Moreira)

Interditada há dez dias para reforma, a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, tem atraído olhares curiosos de moradores que têm o local como um dos símbolos da capital mineira. E para reduzir um pouco essa curiosidade, a BHIP, concessionária responsável pela modernização, adiantou alguns detalhes. A ideia é refazer todo o sistema de iluminação para valorizar a beleza e relevância histórica.

“Entregaremos uma iluminação moderna, projetada para valorizar ainda mais este patrimônio que é a Praça da Liberdade. Foram muitos meses de pesquisa para aliar modernidade e, ao mesmo tempo conservadorismo, respeitando o ar retrô, característico do estilo neoclássico", informou o presidente da BHIP,  Marcelo Bruzzi.

Os 33 postes “republicanos” que atualmente estão situados à margem da via serão reposicionados na parte interna da praça, que passará a contar com 60 postes do modelo ao todo.Divulgação 

O coreto terá iluminação interna e externa e da cúpula. As três fontes receberão luminárias LED, sendo duas delas com luminárias de luz “branco neutro” e a outra com luminária LED RGB – que possibilita a mudança de cores. Já as palmeiras receberão projetores LED  para destaque do tronco das palmeiras e folhas.

De acordo com a empresa, as peças danificadas pela ação do tempo ou mesmo por vandalismo passarão por um minucioso processo de restauração, já autorizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).Divulgação 

Entorno

O entorno da Praça da Liberdade e ruas ao redor receberão novos postes decorativos em aço galvanizado na cor cinza chumbo. Com design moderno, os postes farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça.

Haverá a implantação de luminárias também nos espaços que ainda não contavam com iluminação pública, como é o caso dos espaços entre os prédios “Memorial Minas Gerais”, “Museu das Minas e do Metal” e em frente ao Palácio do Governo. 

A expectativa é que todo o processo de modernização da iluminação na Praça da Liberdade seja concluído até outubro deste ano.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por