Salão do estudante chega a BH com opções para quem sonha com intercâmbio

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
22/02/2018 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:30
 (Salão do Estudante/Divulgação)

(Salão do Estudante/Divulgação)

Quase 200 instituições de ensino, representando 20 países, estarão reunidas em uma feira que tem um único objetivo: facilitar a vida de quem quer embarcar em um intercâmbio. O Salão do Estudante chega a BH em março e já desperta o interesse em quem sempre sonhou ir a outro país estudar.

Para participar, os interessados devem fazer cadastro no site do evento. A entrada é gratuita e o convite será enviado por e-mail pela organização.

O salão oferecerá opções de curso de idiomas, ensino médio, graduação, especialização e pós-graduação, além de programas de MBA, mestrado, doutorado, acampamentos de verão, cursos de imersão, extensão profissional e até intercâmbio de negócios. 

“O intercâmbio de negócios, muitas vezes, é procurado por executivos e profissionais que trabalham com a área de administração. A imersão cultural e o objetivo do curso são mais específicos e voltados à cultura internacional”, explica o gerente de marketing do Salão do Estudante, Leandro Reis.

Dentre os países participantes estão Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, Holanda e Portugal, que nesta edição é o país de honra. De acordo com a organização do evento, a localidade tem atraído cada vez mais brasileiros principalmente pelos custos mais baixos.Reprodução/Instagram / N/A

Vanessa Bauerfeld já esteve no exterior a passeio

A facilidade de ingresso nas instituições, que em sua maioria aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também é um atrativo a mais para os estudantes, principalmente para aqueles que querem iniciar a graduação fora do país. 

“O consulado português tirará dúvidas sobre o visto de estudante, o sistema de ensino e estilo de vida na Europa. Também existem as facilidades da língua e das possibilidades de pagamento”, detalha Reis.

Benefícios

O principal bônus de participar da feira é a oportunidade de descontos e negociação. Com todos os ofertantes disponíveis em um mesmo espaço, é possível avaliar in loco as melhores oportunidades e garantir, assim, um bom preço para realizar o sonho do intercâmbio.

Desde que começou a graduação, a estudante Vanessa Bauerfeld, de 21 anos, corre atrás da oportunidade, que está cada vez mais próxima de se realizar. Participando de um processo seletivo na universidade na qual cursa arquitetura e urbanismo, ela espera conseguir embarcar no início do ano que vem. Mas, antes de fazer as malas, muitos detalhes precisam ser avaliados.

Mesmo sem a confirmação do embarque, a estudante já tem olhado passagem, hospedagem e outros gastos que pode ter. “É um investimento alto, mesmo com o apoio da universidade, mas acho que os benefícios são ainda maiores”, acredita.

“É o meu passatempo favorito buscar informações sobre onde quero estudar”Vanessa BauerfeldEstudante, 21 anos

O Salão do Estudante acontece em 11 de março, de 14h às 19h, no Hotel Mercure Lourdes, que fica na avenida do Contorno, nº 7.315, bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital.

Bolsas para embarcar em busca de conhecimento

Pelos altos custos, o acesso a um programa de intercâmbio pode ficar restrito apenas a uma parcela da população. Foi pensando nisso e em valorizar alunos que se destacam no Brasil que o prêmio “Educação Transforma” oferece bolsas para os interessados em embarcar em busca de conhecimento. 

“As pessoas que se inscrevem, de forma geral, são as primeiras da família a cursarem faculdade. A dificuldade financeira e a disponibilidade, por causa de compromissos profissionais, retardam o acesso. É uma alternativa de inclusão”, explica o gerente de marketing do programa Pravaler, que oferece a bolsa, Fábio Castro.

Depois da inscrição, os alunos precisam comprovar matrícula em qualquer universidade brasileira e preencher um teste on-line de perfil comportamental. Serão selecionados 400 alunos que terão que produzir um vídeo respondendo à pergunta “por que a educação mudou a minha vida?”. 

Desta etapa, serão escolhidos outros 40 estudantes que seguem para uma entrevista on-line. Na última fase, ficam 20 participantes, que viajarão até São Paulo, para, finalmente, conhecer os vencedores.

As inscrições para os interessados estão abertas até 25 de fevereiro pelo premiopravaler.com.br. Dois alunos serão premiados com uma viagem ao Canadá.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por