Samarco vai abrir fundo com recursos para comunidades atingidas

Aline Louise - Hoje em Dia
13/11/2015 às 11:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:27
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

A Samarco irá abrir um fundo com recursos que devem ser aplicados nas comunidades atingidas pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém, em Mariana, na região Central de Minas. A iniciativa, cobrada pelo prefeito da cidade, Duarte Junior, foi confirmada pelo coordenador de desenvolvimento e sócio institucional da empresa, Estaneslau Klein nesta sexta-feira (13). Porém, ainda não há prazo para que o fundo seja efetivado, e nem valor determinado.

"Para ser implementado precisamos ainda discutir muitas questões com a comunidade, entender a dimensão do que vai ser necessário, para poder definir características. A própria governança desse fundo é importante. Sem dúvida a Samarco vai querer fazer um trabalho com a participação da sociedade civil, iniciativa privada, do poder público, de modo que a gente estabeleça uma gestão transparente", justificou.

Nesta sexta-feira (13) vence o prazo para que a Samarco entregue ao Ministério Público o documento detalhando todas as ações de assistência aos atingidos, adotadas pela empresa. De acordo com Klein, o texto está pronto e prevê, inclusive uma ajuda de custo em dinheiro às famílias. Ele não adiantou valores.

Klein reforçou que a empresa tem se reunido com os moradores, para definir a realocação para casas alugadas pela Samarco. Trezentos imóveis disponíveis já foram identificados na região e serão escolhidos de acordo com a necessidade de cada família. "A Samarco vai garantir todo suporte (aluguel, pagamento de contas como água, luz, alimentação, saúde, etc), até se estabelecer uma solução definitiva", garantiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por