Santa Casa de BH realiza seu primeiro transplante de coração

Da Redação
22/01/2019 às 11:16.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:09
 (Santa Casa/Divulgação)

(Santa Casa/Divulgação)

José Valter Ferreira Nascimento, que lutava contra a doença de chagas desde 2015, foi a primeira pessoa a receber um novo coração na Santa Casa de BH. No ano em que completa 120 anos de existência, o hospital realizou seu primeiro transplante de coração. A cirurgia aconteceu este mês e o paciente passa bem.

De acordo com a Santa Casa, José Valter, de 64 anos, mora em Belo Horizonte há 45 anos, mas costuma viajar com frequência a Felixlândia, na região Central do Estado, onde tem um sítio. Há três anos, ele descobriu que estava com a doença de chagas e que a contaminação provavelmente aconteceu no interior.

Ele percebeu uma grande piora na qualidade de vida após a contaminação desde 2015. No dia 25 de dezembro, foi internado porque os remédios não respondiam mais de forma adequada. No dia 30, ele teve de ser transferido para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa, devido à piora no estado clínico.

Em janeiro, o aguardado coração chegou e José Valter pôde ser operado pelas equipes dos cirurgiões cardiovasculares Carla de Oliveira e Marcelo Frederique de Castro, e do cardiologista Sílvio Amadeu Andrade.

“Sou muito grato a Deus, à equipe médica e à Santa Casa. Também agradeço à família que autorizou a doação dos órgãos. Estava sem esperanças e esse gesto me devolveu a vida”, disse o paciente.Santa Casa/Divulgação / N/A

José Valter comemora o sucesso do transplante junto à equipe da Santa Casa

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por