Dezenas de residentes em Belo Horizonte fazem fila, desde o fim da madrugada desta quinta-feira (14), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), da Santa Casa de BH, no bairro Santa Efigênia, na região Leste da capital. O motivo é a marcação de retornos, após uma primeira consulta, previstos para o ano de 2020 via Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo informações da própria instituição, a fila é formada por pacientes que foram encaminhados dos postos de saúde da rede municipal da capital para consultas em uma das 31 áreas disponíveis para atendimentos, como dermatologia, controle de obesidade e tratamento de feridas. Após passarem por uma primeira consulta na unidade de saúde, os pacientes não têm o retorno agendado, mas sim uma data para que compareçam ao local e possam agendar a nova consulta, que deverá ocorrer no início do ano que vem. 

Esse processo de marcação teve início nesta quinta e vai até o dia 20 de dezembro, sempre de 8h às 18h, ininterruptamente, de segunda a sexta (exceto feriados). Ainda segundo a Santa Casa, o paciente que chegar até as 18h será atendido. Mensalmente, o CEM atende 55 mil consultas eletivas. 

A instituição ainda informou que o CEM está fechado para atendimentos nesta quinta-feira justamente para priorizar a marcação de consultas. O agendamento é para a primeira semana de janeiro de 2020 em diante.

Secretaria de Saúde

O gerente da rede complementar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) André Luis de Menezes explicou à reportagem que a fila não tem relação com o procedimento de marcação de consultas usados pelo município, mas sim de um procedimento interno da Santa Casa. "Eles, após receberem os nossos encaminhamentos, dão uma data para que os pacientes agendem o retorno. Não sei se por conta do feriado ou por outro motivo, aparentemente os pacientes foram em peso no primeiro dia dessa marcação e, por isso, houve essa fila", detalha. 

Quando uma pessoa procura um centro de saúde da capital e o médico precisa encaminhá-la para alguma especialidade, é utilizado um sistema eletrônico, o Sisreg. "Esse sistema a gente alimenta com as vagas que temos no município, em hospitais próprios e conveniados, entre eles a Santa Casa. Então, quando encaminhamos, a pessoa já vai com a consulta marcada, não tem essa fila", argumenta Menezes. 

A SMS também esclarece que o procedimento é em relação às consultas especializadas de retorno que terão o agendamento feito pela própria Santa Casa. "O número de pacientes cadastrados para consultas e exames é dinâmico e o tempo de espera varia de acordo com a especialidade, sendo priorizados os casos mais graves. A avaliação de cada caso é feita por equipe de médicos", informou o órgão, por meio de nota. 

Ainda segundo a secretaria, as especialidades de consulta com maior demanda são: coloproctologia, duplex scan venoso, oftalmologia. "A Rede SUS-BH conta com 92 prestadores terceirizados e 29 unidades próprias que realizam consultas e exames especializados". 

Além disso, o órgão informou que "em 2018, Belo Horizonte aderiu ao projeto Regula+Brasil, que tem como objetivo reduzir a fila e tempo de espera, além de fortalecer e qualificar o atendimento na atenção básica. Atualmente, as especialidades contempladas no projeto são neurologia, reumatologia e urologia. Depois da adesão ao projeto, o tempo de espera para consulta especializadas foi reduzido em média em 60%".

Nota da Santa Casa

A Santa Casa divulgou uma nota sobre a fila no local, nesta quinta. Leia, na íntegra:

Nota de esclarecimento: Marcação de consultas Centro de Especialidades Médicas

O Grupo Santa Casa BH esclarece que, nesta quinta-feira (14/11), teve início o período de marcação das consultas eletivas (não sendo casos de urgência ou emergência) no Centro de Especialidades Médicas (CEM) para 2020. Em virtude disso, um grande número de pessoas foi até a unidade no período da manhã para realizar o agendamento e conseguir data nas primeiras semanas do próximo do ano, o que gerou uma grande fila no local. 

Já prevendo esse aumento na procura pela unidade, a agenda de atendimentos médicos foi suspensa, não realizando marcações de consultas ou procedimentos para o dia 14/11.

O período para agendamento das consultas no CEM para 2020 vai até o dia 20 de dezembro de 2019, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h. O atendimento é rápido, variando de 1 a 2 minutos.

Há 12 anos, o Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH oferece atendimento médico especializado para usuários do SUS. Com equipamentos e instalações modernas, a unidade atende a 31 especialidades e realiza 18 tipos de exames e pequenas cirurgias ambulatoriais. Mensalmente, são realizados, em média, 55 mil procedimentos.

Todos os casos são encaminhamentos vindos da rede pública de saúde. Essa grande procura logo no primeiro dia de agendamento mostra a excelência do trabalho realizado pelo Grupo Santa Casa BH na área da saúde e na promoção do bem-estar dos mineiros.

Atualização: às 11:19, a Santa Casa divulgou uma errata alterando a data-fim de atendimento para 20 de dezembro de 2019, diferentemente do postado anteriormente. A informação já foi corrigida na reportagem.

Leia também:
Hospital realiza tratamento inédito no SUS para câncer no fígado em Botucatu
Universidade faz curso de canabidiol para médico