Sarampo está oficialmente erradicado no Brasil, diz OMS

Igor Patrick
ipsilva@hojeemdia.com.br
26/07/2016 às 09:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:00
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

O sarampo está eliminado no Brasil. O anúncio foi feito durante visita ao Brasil da presidente da Comissão Nacional de Especialistas para a Eliminação do Sarampo, Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), Merceline Dahl-Regis. O último caso relatado no país foi no Ceará, em julho de 2015.

A expectativa agora é que, até o final de 2016, o Brasil receba o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – e com isso ficará reconhecida a eliminação da transmissão da doença em todo o continente americano, a primeira região do mundo a registrar o feito. A erradicação de outras doenças como a rubéola e a síndrome da rubéola congênita já tinham sido reportadas em 2015.

Desde a implantação do Plano de Eliminação do Sarampo, em 2000, a doença apresentou baixa morbimortalidade. No ano 2000 foram confirmados os últimos surtos de origem nacional nos estados do Acre e Mato Grosso do Sul. A partir de 2001 ocorreram casos importados, mas sem grande magnitude e controlados pelas ações de prevenção e controle.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por