O nome parece coisa fina: “Us Beethoven”, mas a trilha sonora... É brega! Afinal, é Carnaval e na grande festa popular do Brasil quase tudo é permitido. Seguindo esta regra quase à risca, é que os integrantes do bloco, que lembra o nome do compositor alemão, fizeram a folia ontem, na Savassi. A bagunça começou de manhã e só terminou à tarde.
 
Com batuques do samba, do axé e de demais ritmos típicos do Carnaval, “Us Beethoven” resgatou sucessos de cantores como Wando, Sidney Magal - todos heróis do cancioneiro popular que não é chique, mas que cativa meio mundo com suas letras de paixão. 
 
O bloco, no formato “concentra mas não sai” ocupou o quarteirão entre as ruas Inconfidentes e Paraíba. No encontro, a origem do nome curioso e contraditório foi explicada por um dos fundadores do bloco, o webdesigner Gilson Reis. “É uma homenagem a Beethoven, ele que era surdo”, tenta explicar ele, aos gritos, diante de uma ala com dezenas de tocadores de surdo. 
 
Mas e o “us”? “É o modo mineiro de falar o artigo definido: 'Us minino', 'Us Beethoven'”, justifica. Reis diz também que o “us” vem do termo em inglês, que pode ser traduzido como “nós”. É muita imaginação, heim, leitor?
 
Quase um bebê carnavalesco, o bloco foi criado em agosto do ano passado. Antes, diz um dos fundadores, eles eram um grupo de músicos que “engrossava” outros blocos da capital como o “Baiana Ozadas” e o “Então, Brilha!”. 
 
Agora, com vida e breguice independentes, pelo menos aquele quarteirão da Savassi é exclusivo para dançarem vestidos com roupas de oncinha, calças boca de sino e chapéus extravagantes. “Somos o primeiro bloco de brega de BH”, garante Reis. 
 
Entre os foliões estava um dos ícones da cafonice. Ela! “Sandra Rosa Madalena”, a musa inspiradora de um dos maiores sucessos de Magal. Quem incorporava a personagem sem medo do ziriguidum era a advogada Ivone Gomes. 
 
Mas o que uma cigana tem a ver com o carnaval? “Porque ela é alegre, gosta de bailar e gosta de brega!”, resume Ivone, com xale, flor no cabelo e saia rodada.
 
As músicas interpretadas ao vivo ficaram por conta da Banda Neutrox; as coreografias, com o Requebra Grupo de Dança Baiana. O restante foi obra e graça da animação.