A Secretaria de Estado de Cultura e a Utramig vão oferecer, gratuitamente, para estudantes com idade mínima de 16 anos, um curso de assistente de produção cultural. Para participar, os interessados precisam ter o ensino fundamental II completo (9ª série).

A pré-inscrição deve ser feita presencialmente até o dia 10 de agosto na sede da Utramig (avenida Afonso Pena, 3.400, Cruzeiro, Belo Horizonte). A ação integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As aulas vão de outubro a dezembro e o aluno terá ensinamentos sobre projetos culturais, desde sua elaboração, implementação e execução, seja no segmento de espetáculos artísticos, conteúdo audiovisuais e multimídia.

Os participante também serão contemplados com conhecimentos sobre pré-produção, execução e pós-produção nas áreas de teatro, dança, circo, ópera, música, artes visuais, audiovisual, rádio e TV, eventos e mídias digitais.

Com carga horária de 160 horas, o curso viabiliza auxílio-transporte e alimentação. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira nos turnos da manhã, tarde e noite.