A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG) publicou um comunicado nesta terça-feira com dicas de prevenção da Febre Maculosa. A doença ganhou repercussão em todo estado depois que um garoto de 10 anos morreu, no último dia 4, após contrair a doença em um passeio pelo Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo levantamento da pasta, Em 2016 foram dez casos confirmados e quatro óbitos. Casos de Febre Maculosa Brasileira (FMB) são registrados em Minas Gerais desde a década de 1930.

Laudo confirma morte de menino de 10 anos por febre maculosa

Prefeitura irá ampliar combate ao carrapato-estrela para toda orla da lagoa da Pampulha

Secretaria de Saúde investiga morte de jovem por febre maculosa em Lavras

Morador de Tombos pode ter sido a primeira vítima da febre maculosa em Minas neste ano

De 2008 a 2016, de acordo com a SES, foram registrados 111 casos e 46 óbitos por causa da doença nas principais macrorregiões do estado.As regiões que que apresentaram maior frequência de casos foram Centro (26%), Sudeste (22,9%), Leste (15,6%) e Oeste (12,5%). Os municípios com maior número de registros da doença foram Divinópolis (8,3%), Juiz de Fora (7,2%), e Diamantina (4,2%).  

De acordo com o Ministério da Saúde, além de Minas Gerais também há registros da doença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo, Santa Catarina e mais recentemente no Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará e Mato Grosso do Sul.

Dentre as dicas, a SES orienta para que a população não fique exposta a ambientes favoráveis à infestação ou presença de carrapatos, como áreas rurais, matas, cachoeiras, parques e lagoas. A orientação é ter atenção redobrada quando houver contato com animais que participam do ciclo de transmissão da doença, como cavalos, capivaras, bois e cães.

A doença, que apresenta casos registrados em áreas rurais e urbanas, se manifesta de forma aguda por meio de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, náuseas, vômitos e, em alguns casos, podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e planta dos pés. 

SES