Sede do Inhotim, Brumadinho tem base econômica na mineração e atrai por turismo ecológico

Patrícia Santos Dumont
25/01/2019 às 17:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:13
 (Divulgação)

(Divulgação)

Sede do maior museu a céu aberto da América Latina - o Inhotim - , Brumadinho é mais que uma cidade mineradora. Berço de atrativos turísticos, como o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a Serra da Moeda e o distrito de Casa Branca, atrai pela quantidade de belezas naturais. Distante cerca de 50 quilômetros da capital mineira, o município, cenário do rompimento de uma barragem nesta sexta-feira (26), ainda desconhece os reflexos da tragédia. 

Vice-prefeito da cidade, Leônidas Maciel diz que a cidade registra movimento turístico interessante, mas reforça que, por enquanto, é impossível quantificar os impactos negativos decorrentes da tragédia. "O Inhotim nos traz uma visibilidade grande e influencia um movimento que vai além da atividade mineradora. Mas ainda é muito cedo para avaliar a extensão desse impacto, até porque não sabemos a gravidade do acontecido. As coisas ainda estão em andamento", afirma. 

Belezas verdes

Dentre os principais atrativos da cidade de cerca de 40 mil habitantes está o distrito de Casa Branca. Vilarejo rodeado por montanhas, abriga pousadas e uma forte gastronomia baseada na culinária mineira. O lugarejo também é destino certo para muitos belo-horizontinos, que mantêm, por lá, casas de fim de semana. 

Piedade do Paraopeba (povoado histórico), Serra do Rola-Moça (terceiro maior parque em área urbana do país) e Serra da Moeda (local propício para prática de esportes radicais) são outras belezas naturais que tornam o município conhecido.

Distante cerca de 500 quilômetros do Rio de Janeiro, 560 de São Paulo e quase 800 da capital federal, Brumadinho faz divisa com Bonfim, Ibirité, Sarzedo, Mário Campos, Igarapé, Itatiaiuçu, Rio Manso, Belo Vale, Moeda, Itabirito, Nova Lima e São Joaquim de Bicas - todas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Localize-se:Reprodução Google MapsCenário de tragédia com barragem de minério fica a 50 quilômetros de Belo Horizonte

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por