Os dias de chuva e céu nublado em Belo Horizonte podem estar contados, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Cleber Souza, a partir da próxima segunda-feira (7), uma massa de ar quente vai contribuir para o tempo ficar mais seco na cidade e não haverá previsão de chuvas. 

No entanto, até domingo (6), os dias na capital devem continuar nublados com pancadas de chuva e trovoadas no fim da tarde. A temperatura máxima prevista é de 31°. 

Ainda segundo o Inmet, o mês de dezembro terminou com um volume acumulado de chuvas de 282,8mm, cerca de 80% do esperado. A média histórica para o último mês do ano é 358,9mm. Mas a maioria das regiões da cidade chegaram a superar esta estimativa, como a Leste, que concentrou um volume de 403mm, a Nordeste (399,2mm) e Venda Nova (396,2mm). 

O período de mais chuva em dezembro aconteceu no Natal, entre 9h do dia 24 e 9h do dia 25, quando foi registrado um volume de 38,3mm. 

Os atendimentos realizados pela Defesa Civil nesse mês e motivados pela chuva compreendem 96 ocorrências de deslizamentos de terra e 50 chamados por causa de alagamentos. 

Leia mais:

Dezembro teve o equivalente a três deslizamentos de terra por dia em BH
Acumulado de chuvas no mês de dezembro bate recorde desde 1981