Segurança de pedestre atropelada por infrator

Renato Fonseca - Do Hoje em Dia
30/07/2012 às 12:32.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:57
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Medo, imprudência e desrespeito andam à espreita de pedestres e motoristas de Belo Horizonte. A toda hora, e em qualquer endereço, condutores ignoram a lei e atropelam a convivência pacífica com quem vai a pé. Especialistas de trânsito são unânimes em apontar mais rigor na fiscalização como forma imediata e eficaz de se coibir abusos contra a travessia segura.
 

E essa tolerância zero aos infratores é possível, bastando um monitoramento constante. Até novembro do ano passado, a média mensal de autuações aplicadas aos motoristas que desrespeitam a faixa de pedestre foi de 829. Três meses depois, a média de multas saltou 40%.


Entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, o número subiu para 1.161. Durante esses 90 dias, o Hoje em Dia realizou uma ampla campanha em favor de quem anda a pé, pressionando um maior rigor na fiscalização. “A diferença é bastante expressiva para ser apenas aleatória. Mostra que a iniciativa despertou a atenção das autoridades”, analisa o mestre na área de transportes Silvestre de Andrade.


Em março, foram apenas 630 infrações aplicadas, menos da metade do mês anterior. Para Andrade, sem a campanha, a fiscalização afrouxou. “O infrator precisa sentir no bolso para se reeducar. Paralelamente a isso, temos que incentivar, cada vez mais, ações educativas, principalmente nas escolas”, acrescenta o especialista. A partir desta segunda-feira, o Hoje em Dia retoma a campanha pelo respeito ao pedestre.


O gerente de Trânsito da Guarda Municipal, Major Pádua, reconhece que as autoridades estiveram mais presentes e atuantes durante a primeira fase da campanha, mas garante que a fiscalização continua sendo feita. “Infelizmente, o condutor ainda respeita só quando há a presença de um agente. Temos atuando no sentido de orientar e coibir excessos”.


Infração grave

Estacionar o veículo sobre a faixa é a infração campeã no ranking das multas de desrespeito ao pedestre em BH. Durante os meses da campanha do Hoje em Dia, o pico de multas aplicadas foi em fevereiro (com 654). Considerada grave, a infração gera multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por