A Polícia Militar de Minas Gerais deve colocar nas ruas do Estado mais 1.500 homens em 2020. Um concurso está em andamento pela corporação, para a formação de novos soldados.

Segundo a assessoria de imprensa da corporação, os militares deverão atuar no interior de Minjas e na capital, mas o efetivo que será enviado a cada localidade não foi informado. O curso de formação está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Em junho deste ano, o comandante-geral da PM, coronel Giovanne Gomes da Silva, havia antecipado a previsão do concurso. A declaração do comandante foi feita enquanto ele era ouvido pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Na época, Silva admitiu a necessidade de recomposição do efetivo e informou que 690 concursados devem iniciar o curso de formação de soldados em fevereiro e outros 870 passarão por treinamento em maio de 2020.

O coronel Giovanne concordou, ainda, com a necessidade de recomposição salarial dos militares, admitindo uma defasagem de quase 23% em termos de índices inflacionários. Mas ponderou que o Estado não tem capacidade financeira para chegar a esse valor atualmente.

Leia Mais:
Justiça proíbe PM e bombeiros de discriminar candidatos com problemas de pele
Próxima turma de formação de soldados em Minas será em 2020