Número de prisões em BH aumenta 27% em um ano, aponta Polícia Militar

Malú Damázio
12/02/2019 às 11:47.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:30
 (Malú Damázio / Hoje em Dia)

(Malú Damázio / Hoje em Dia)

Somente em janeiro de 2019, 3.720 pessoas, entre maiores e menores de 18 anos, foram presas por cometerem crimes em Belo Horizonte. O número representa um crescimento de 27%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Dos capturados, 154 já tinham alguma passagem pela Polícia Militar.

As tradicionais operações realizadas pela corporação no Natal e nas férias mostram que os índices de roubo a residências e a estabelecimentos comerciais caíram pela metade. Segundo a PM, o resultado se deve ao aprimoramento das “estratégias de ação” tanto nos bairros quanto no hipercentro. 

Contribuíram para a queda: o monitoramento de criminosos repetentes, especialmente os com tornozeleiras; o uso das câmeras do Olho Vivo, espalhadas por pontos da cidade; além do emprego de sistema de identificação de veículos com queixa de roubo ou furto nas principais vias da capital. O bloqueio de rotas de fuga também foi outra medida adotada. 

“Tivemos um reforço do policiamento ordinário, empregando militares que trabalham na administração, além de alunos da Academia de Polícia. Esse foi o melhor índice dos últimos 20 anos”, explica a assessora do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente Gisele Couto. A PM não revelou, no entanto, qual foi o efetivo empregado nas operações Natalina e Férias Seguras, por “motivos estratégicos”. 

Este ano, a PM registrou 13 roubos e 635 furtos a residências no primeiro mês. Nos estabelecimentos comerciais, a operação de segurança foi aplicada em dezembro, no período de compras de fim de ano. Os roubos caíram de 239 para 122 e os furtos de 1.133 para 1.129.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por