Seis dicas para um Carnaval mais saudável e sem ressaca

Da Redação
01/03/2019 às 10:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:43
 (Samuel Costa/Hoje em Dia/Arquivo)

(Samuel Costa/Hoje em Dia/Arquivo)

O período de Carnaval pode representar dores de cabeça quando se trata da saúde. As muitas horas de exposição ao sol, mudanças na alimentação, consumo de bebidas alcoólicas e sono desregulado são as principais causas dos problemas. O médico Flavius Marinho Vieira, nutrólogo da Unimed-BH, ressalta a importância do bom senso e do planejamento para que os foliões tenham uma festa mais tranquila. De acordo com ele, é melhor prevenir do que sofrer algum dano na saúde.

Por ser uma festa que dura vários dias, muitos foliões se preocupam com a ressaca que, além de incômoda, pode atrapalhar toda a programação para o Carnaval. "Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml ou 10 gramas de álcool por hora. Estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido são absorvidos na primeira hora. Mas não se engane: quanto maior o teor alcoólico, ou seja, quanto mais você beber, maior será a dificuldade do corpo humano em processá-lo", alerta o médico, chamando a atenção para a importância de o folião se hidratar enquanto consome bebidas alcoólicas.

Alimentação

Outro ponto que merece a atenção de quem vai festejar é a alimentação. Segundo o especialista, o consumo de comidas mais pesadas não deve ser uma opção dos foliões, mesmo que o corpo precise de mais energia para aguentar a maratona de passar o dia todo fora de casa por vários dias.

A sugestão do nutrólogo são refeições leves, como saladas de folhas com legumes e arroz, acrescidos de uma carne magra, massas ou sanduíches naturais. Isso, intercalado com pequenos lanches nos intervalos, como iogurtes, açaí, vitaminas ou sucos de frutas. "Tendo sempre um cuidado especial com os alimentos expostos ao sol como maioneses, molhos, vinagretes e outros condimentos", afirma.  

Além dos esclarecimentos, Vieira resumiu os cuidados que o folião deve tomar em seis dicas para uma festa saudável e sem dores de cabeça e dá a receita para evitar a temida ressaca. Confira:

1 - Dificilmente o folião que vai aproveitar o Carnaval voltará para casa para fazer uma boa refeição ou tirar um cochilo antes do próximo bloco. Levar uns lanchinhos, snacks ou sanduíches pode ajudar, resolvendo parte do dia. Por fim, evite alimentos expostos ao sol, com maionese, muito condimentados ou de aspecto ou cheiro duvidosos.

2 - Beber água, suco de frutas e água de coco, assim como se alimentar a cada 4 horas podem ajudar o seu corpo a se sentir melhor.

3 - Um dos efeitos do álcool no organismo é provocar uma desidratação nos tecidos do cérebro, fígado e rins, causando o mal-estar mais conhecido como ressaca. Para evitar ou reduzir o efeito, enquanto estiver bebendo use essa proporção: para cada 700 ml de cerveja tome 200 ml de água. Para memorizar fácil: para duas latinhas, beba um copo de água.

4 - Extrapolou? Siga as regras básicas de uma alimentação e hidratação adequadas. E importante: beber novamente não cura a ressaca da anterior.

5 - É importante nunca beber de estômago vazio. Leve coisas fáceis de comer como nozes, castanhas e biscoitos integrais, que têm digestão fácil e dão energia para acompanhar o ritmo. Ingerir frutas nos intervalos também é uma saída, pois ajudam com a hidratação.

6 - Por fim, roupa adequada, protetor solar e cantil ou garrafinha reserva de água sempre que possível também são pontos aos quais o folião deve ficar atento nos dias de festa.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por