Seis famílias atingidas pelo rompimento de barragem em Mariana têm casas reconstruídas

Anderson Rocha
22/01/2019 às 17:56.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:10
 (Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Moradores das comunidades de Ponte do Gama, Borba e Paracatu de Cima, na zona rural de Mariana, na região Central do Estado, e do distrito de Barretos, que pertence a Barra Longa - localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão - tiveram as suas casas reconstruídas pela Fundação Renova, entidade criada para intermediar os conflitos na região. 

Ao todo, de acordo com a fundação, seis famílias receberam as chaves dos imóveis no fim de 2018. As residências originais, atingidas pela lama, foram reconstruídas dentro dos próprios terrenos impactados, de acordo com as normas e padrões técnicos de engenharia, inclusive com instalações elétricas e hidrossanitárias adequadas. As edificações fazem parte da modalidade de atendimento de reparação do direito à moradia.

Além dessas entregas, estão previstas mais duas reconstruções. A previsão da Renova é que essas estejam concluídas em fevereiro e março deste ano. 

Ainda segundo a entidade, os reassentamentos coletivo e familiar e a reconstrução fazem parte das diretrizes de reparação, que foram definidas com as comissões de atingidos e sua assessoria técnica. Todas preveem garantia de restituição do direito à moradia adequada, retomada das atividades produtivas, aproximação dos modos de vida e acesso aos bens coletivos da comunidade ou núcleo familiar removidos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por