Seis moradores de um lar para idosos em Piranga, na Zona da Mata, morreram de Covid-19 após um surto pelo novo coronavírus atingir a instituição. Ao todo, 27 dos 73 idosos se infectaram com a doença. Todos com idade entre 60 e 90 anos.

Ao todo, a cidade tem 46 casos confirmados e sete óbitos.

Segundo a  assessoria de imprensa da prefeitura, o primeiro caso da doença no asilo foi em 23 de maio. Uma idosa de 72  foi transferida para um hospital de Conselheiro Lafaiete, que é referência no tratamento da Covid-19. Ele teve febre e falta de ar e morreu no dia 27. No dia 20 de junho, outros dois internos também morreram pela doença. 

O Lar São José é uma entidade filantrópica e foi assumido pela prefeitura, temporariamente, por ordem da Justiça. Um comitê gestor foi criado e "está trabalhando na organização da entidade, especialmente, nas ações de combate ao novo coronavírus".

Uma equipe de trabalho também foi montada com enfermeiras, técnicas de enfermagem, cuidadores e médicos para conter o surto da doença. A casa onde a entidade funciona passou por desinfecção e as equipes de trabalho receberam capacitação e equipamentos de proteção individual. "Foi realizada a transferência dos idosos em grau I de dependência e que testaram negativo para Covid-19 para outro local. Uma pousada foi prontamente cedida pelo proprietário. Uma nova escala de funcionários foi elaborada para prestação de serviços junto a este novo local", informou a prefeitura.

A cidade - que tem cerca de 18 mil habitantes - segue as diretrizes do plano Minas Consciente, do governo de Minas. Atualmente é permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais do comércio. Bares e restaurantes estão abertos apenas para delivery. 

Em relação aos moradores, a orientação é manter o distanciamento social, sair de casa apenas quando necessário e com o uso de máscaras.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Prefeitura Municipal de Piranga/MG, por meio do Departamento Municipal de Saúde – Setor de Vigilância em Saúde, divulga o 98º Boletim Epidemiológico Diário de COVID-19, atualizado em 27/06/2020. Na data de hoje, mais 01 (uma) idosa COVID-19 positiva, moradora do Lar São José recebeu alta hospitalar. Trata-se de uma idosa de 76 (setenta e seis) anos, portadora de diabetes e hipertensão, que se encontrava internada no Hospital de Campanha em Conselheiro Lafaiete, desde 11/06. A mesma permanecerá em isolamento domiciliar. Temos agora apenas 01 (um) paciente internado no Hospital de Campanha em Conselheiro Lafaiete, em CTI. Requisitamos que todos os moradores mantenham o distanciamento social, façam o uso obrigatório e correto de máscaras, adotem o hábito de lavar as mãos com água e sabão constantemente ou usem álcool em gel, bem como todos os demais cuidados necessários. Ao apresentar qualquer síndrome gripal, febre, dor de garganta, dificuldade para respirar ou outro sintoma correlato procure, de forma imediata, atendimento médico, para que as providências de praxe sejam tomadas pelos profissionais e órgãos competentes..

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Piranga (@prefeiturapirangaa) em