Semáforo mais antigo de BH está de volta ao posto

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
21/06/2012 às 22:41.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:00

O semáforo mais antigo em funcionamento em Belo Horizonte, localizado entre a rua Gonçalves Dias e a avenida João Pinheiro, na zona Sul, voltou ao antigo posto, nesta quinta-feira (21).

Conforme o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG)revelou, com exclusividade, ao Hoje em Dia, o sinal foi retirado em março devido a uma intervenção feita pela BHTrans. A retirada foi feita de forma inadequada e os órgãos de proteção do patrimônio estadual e municipal não foram consultados.

Conforme o Iepha, a BHTrans alterou as características de apresentação do objeto. Os conjuntos focais foram substituídos por lâmpadas de LED e o equipamento foi pintado. Depois de vistoriá-lo, técnicos do órgão de preservação constataram bolhas e irregularidades decorrentes da aplicação da tinta, além do aumento e aparecimento de áreas de oxidação do suporte, principalmente nas juntas.

A gerente de ação preventiva do Iepha/MG, Daniele Ferreira, explica que todo projeto executado em área tombada, ou em torno de bens protegidos, deve passar por análise do órgão, o que não foi feito na primeira intervenção pela BHTrans.

A nova restauração atende ao pedido do Ministério Público Estadual. Foram contratados, conforme especificou o Iepha/MG, profissionais especializados em tratamento e restauração de peças antigas. A BHTrans e o Iepha garantem que, dessa vez, as diretrizes de restauração foram cumpridas.

Chamado de “pisca-pisca” na época da instalação, em julho de 1929, o dispositivo faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça da Liberdade.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por