
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, na terça-feira (1°), uma nota técnica com critérios para a volta às aulas presenciais de crianças acima dos 6 anos. O documento foi elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e também trata de situações que possam levar à suspensão das atividades, caso necessário.
Atualmente na capital, crianças de até 5 anos, de escolas públicas e privadas, já estão frequentando as escolas. Para os demais estudantes, não previsão para o retorno. Sete critérios para a retomada, porém, já foram definidos pela administração municipal. Confira:
- Uso universal e correto de máscaras;
- Distanciamento físico;
- Lavagem das mãos e etiqueta respiratória;
- Limpeza e manutenção de instalações saudáveis;
- Rastreamento oportuno de contato em combinação com isolamento e quarentena;
- Dar preferência a ocupação de espaços externos.
- Cumprimento dos protocolos instituídos pelo poder público
De acordo com o documento, o próximo grupo a retomar às atividades será o de estudantes de 6 a 12 anos e, por último, alunos acima dos 12. “Posteriormente, será reavaliado o cenário epidemiológico e do sistema saúde para avançar para outras faixas etárias”, diz a nota técnica.
Além desses critérios, serão levados em conta cálculos que consideram indicadores como taxas de tendência de novos casos por 100 mil habitantes, mortalidade por mil habitantes, letalidade e vacinação. Os cálculos são feitos a cada 14 dias. Confira o documento completo aqui.