A chuva incessante que cai em Belo Horizonte desde sábado (16) fez com que alguns desfiles e ensaios de blocos do Carnaval de BH fossem cancelados neste domingo (17). Outros, porém, permaneceram firmes na folia. Um deles é o Pega no Piston, que se reúne na rua Silva Ortiz com avenida Assis Chateaubriand. O cortejo vai até as 20h, "faça chuva ou faça sol". 

O Carnaval das Mina, que reúne os blocos Bruta Flor, Tapa de Mina e Truck do Desejo, por exemplo, acontece desde às 13h no Centro de Referência da Juventude, localizado à rua Guaicurus, 50, Centro. O evento é gratuito. 

Também acontece nesta tarde o desfile do Babadan Banda de Rua. A concentração acontece na Praça do Peixe, na Lagoinha. De repertório predominantemente instrumental, o cortejo tem como influências musicais os ritmos afro mineiros, toques sagrados do Candomblé, samba, afrobeat, afro cubano, jazz, funk, soul, tamborzão, dentre outros. O grupo tem parceria com o Movimento Viva Lagoinha, que defende a revitalização e valorização do bairro pela arte e cultura, incluindo o bairro Bonfim, onde o Bloco irá desfilar. 

A BHTrans, empresa responsável por gerenciar o trânsito na capital mineira, acompanha os foliões e orienta os motoristas sobre os desvios.

Adiados e cancelados

O Filhas de Clara, que neste ano sairia pela primeira vez, desistiu de colocar o bloco na rua. A previsão de 45 milímetros de chuva deixou os organizadores preocupados com a segurança dos foliões e da equipe. Em uma publicação na página do Facebook, eles prometeram passar uma nova data para o cortejo, que estava marcado para às 13h, no bairro Renascença, na região Nordeste. 

Outro previsto era o ensaio do Pisa na Fulô, um dos mais tradicionais de BH, que sai sempre às terças de Carnaval, também foi cancelado na manhã deste domingo devido às chuvas. 

CONFIRA OS BLOCOS QUE VÃO DESFILAR NESTE DOMINGO

Carnaval das Mina: Blocos Bruta Flor, Tapa de Mina e Truck do Desejo
Local: CRJ (Rua Guaicurus, 50, Centro)
Horário: 13h
Gratuito

Cortejo Babadan Banda de Rua na Lagoinha
Local: Praça do Peixe
Horário: 13h
Gratuito

Bloco Pega No Piston
Descrição : O Bloco Pega no Piston, anteriormente Pega que Sara, tem como objetivo a valorização da cultura dos sopros dentro do carnaval de rua de Belo Horizonte. É o único bloco em que os sopros são os protagonistas e, pra isso acontecer, mantém uma bateria pequena e fechada.
Horário: 13:00
Endereço de concentração: PRACA ZAMENHOF, 23
Bairro concentração: Floresta

Blocos Bartucada e Xai Xai
Local: Rua Sergipe, 786 - Savassi
Horário: 13h
Gratuito