Semana Mundial do Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
01/08/2016 às 17:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:06
 (Elza Fiúza/ABr)

(Elza Fiúza/ABr)

Começa nesta segunda-feira (1º) a emana Mundial do Aleitamento Materno, que reforça a importância da amamentação e pretende, neste ano, levar a uma reflexão mais ampla a respeito dos benefícios da lactação.

De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ana Paula Mendes Carvalho, o leite materno constitui um alimento completo para a criança de zero a seis meses de idade e um alimento complementar ideal até os dois anos de idade ou mais, pois é rico em nutrientes, gordura, proteína, fatores imunológicos e água.

“Assim, o aleitamento materno pode evitar mortes infantis por causas que podem ser prevenidas, como diarreias e infecções respiratórias, por exemplo”, destaca Ana Paula.

No entanto, algumas mães podem encontrar dificuldades durante o processo de amamentação, como rachaduras e dores nos mamilos, excesso de leite nas mamas, dificuldades na pega e posicionamento do bebê e demora na descida do leite. A servidora pública Érica Araújo, mãe do Túlio, de 1 anos e 11 meses,  considera a ansiedade, tanto da mãe, quanto das pessoas ao redor, um dos fatores que mais podem atrapalhar durante o aleitamento.

“As pessoas não percebem que, além do bebê, a gente também precisa de colo e paciência. Porque é uma questão de tempo - o leite vai descer, só que muito lentamente. E se quisermos amamentar, temos que nos manter firmes, porque não vai faltar gente disposta a dar mamadeira”, comenta Érica.

Conforme a coordenadora Ana Paula Carvalho, os fatores psicológicos da mãe, como ansiedade, medo, insegurança e estresse, de fato interferem diretamente na amamentação. “Estes fatores podem inibir a liberação da ocitocina e prolactina, hormônios responsáveis pela lactação”, explica.

Além dos benefícios já mencionados, vale destacar, ainda, que o leite materno reduz o risco de alergias, hipertensão, diabetes e obesidade, além de melhorar a nutrição infantil e contribuir para o desenvolvimento da cavidade oral, dentição, fala e respiração. A amamentação também promove o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação e na doação. Orientações e informações mais detalhadas podem ser fornecidas nos Postos de Coleta de Leite Humano e Bancos de Leite Humano.
 

Confira a programação da Semana do Aleitamento materno nas Unidades da rede Fhemig

Maternidade Odete Valadares

1 e 4 de agosto – Grupo de apoio ao aleitamento materno
Local: Hall do 2º andar
Horário: 14 horas  - Equipe Banco de Leite Humano

13 de agosto – Curso para gestantes da MOV
Local: Nepinho
Horário: 9 horas

Hospital Júlia Kubitschek

29 de agosto
14h às 15h –”Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável” - Denise  Nascimento – Enfermeira /PUC
15h às 16h – Mitos e verdades sobre amamentação - Simone Carvalho– Enfermeira Obstetra/Vila Cemig
16h às 17h- Aspectos emocionais no Aleitamento Materno - Marilac de Fátima G. Câmara – Psicóloga/HJK
Local: auditório HJK

30 de agosto
14h às 15h –”Aleitamento Materno: presente saudável, futuro sustentável” - Shigeru Ricardo Sekija- Pediatra, avaliador da Iniciativa Hospital Amigo da Criança
15h às 16h - Composição do Leite Humano - Edina Martins-Nutricionista /Vila Cemig
16h às 17h – Hipoglicemia no RN – Enfermeiras Helda Sanches e Cíntia Castro
Local: auditório HJK

31 de agosto
14h às 15h – Apresentação do Coral da Vila Cemig e Mamaço
Local: jardim do HJK

Hospital Regional João Penido

No mês de julho, o Hospital Regional João Penido iniciou treinamento com a equipe de enfermagem sobre os temas “Os dez passos para o sucesso do aleitamento materno” e “Técnica correta do aleitamento materno”, ministrados pela neonatologista da Maternidade Viva Vida, Aline Jacinto da Costa. Durante o mês de agosto, o hospital realizará atividades nas enfermarias de Alojamento Conjunto, Casa da Gestante e  UTI Neonatal.

1 e 3 de agosto: dinâmica de mitos e verdades sobre o Aleitamento Materno com a participação das fonoaudiólogas Carolina Ferreira Conti de Matos e Lidiane César de Lucca (Alojamento Conjunto e UTI Neonatal).

2 e 4 de agosto: enfermeira obstetra Daniele Costa de Carvalho orienta sobre a importância do aleitamento materno e esclarece dúvidas (Maternidade e Casa da Gestante).

5 de agosto: distribuição de panfletos informativos sobre aleitamento materno pelos Doutores da Alegria (Maternidade e Casa da Gestante) e café especial com as puérperas e gestantes da Casa da Gestante.

De 1 a 5 de agosto serão distribuídos brindes e panfletos informativos para todas gestantes e puérperas internadas na maternidade, pela técnica de enfermagem Gabriela Rodrigues Palermo da Silva, com a participação do Serviço Social da Maternidade Viva Vida.

Hospital Regional Antônio Dias

O HRAD realiza, durante todo o ano, ações multidisciplinares de incentivo ao aleitamento materno. A amamentação é estimulada logo após o nascimento. Este ano, como parte da programação, a enfermeira obstetra Lara Costa irá abordar entre os servidores o tema ”Amamentação na primeira hora de vida”, nos dias 2, 3, 4 e 5 de agosto, no Auditório Irmã Conceição Antunes, seguida da exibição editada do documentário “O Começo da Vida”.

Dia 2 de agosto: das 8 às 10 horas
Dia 3 de agosto: das 14 às 16 horas
Dia 4 de agosto: das 13 às 15 horas
Dia 5 de agosto: das 8 às 10 horas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por