Um seminário promovido pela Belotur propõe a discussão de "cidades e destinos turísticos inteligentes", nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21). O evento está dividido entre palestras e painéis, na parte da manhã, e workshops à tarde. Cerca de 500 pessoas são esperadas nos dois dias. 

Com o objetivo de conhecer e trocar informações sobre experiências que deram certo, o encontro reúne especialistas mineiros, de outras regiões do Brasil e até de outros países do mundo, como Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), conhecido como o “milagre de Medellín”, na Colômbia.

Ao final do evento, um relatório contendo todas as informações debatidas nos dois dias, incorporando respostas colhidas por uma pesquisa realizada durante o seminário. "Isso vai ajudar a Belotur na preparação e tomada de ações estratégicas em uma série de projetos para a cidade, inclusive na realização de outros encontros e seminários", afirma Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

Na manhã desta quinta, a abertura do seminário foi feita pela secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas. Ela destacou a necessidade de evolução do modelo atual. "Da forma como temos pensado o turismo, está claramente esgotado. As pessoas que visitam uma cidade não querem só conhecer museus, mas vivenciar o lugar, estar na rua experienciando a vida de quem mora naquele local", afirmou. 

Para a chefe da pasta, o novo plano diretor é fundamental nesse processo para que outras regiões da cidade tenham a mesma funcionalidade da Centro-Sul e estejam incluídas no turismo da capital. A secretaria destacou ainda o importante ambiente geográfico em que BH se encontra, rodeada por cidades históricas e natureza. 

Segundo dia

O segundo dia de programação contará com a palestra de Frederico de Arteaga Vidiella, diretor de planejamento do Grupo Jose Cuervo, da cidade de Tequila, no México, que traz o tema: ‘Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes’. O painel será mediado por Danielle Fernandes Costa Machado, coordenadora do curso de turismo da UFMG. Participam ainda Max Oliveira, cofundador e CEO da MaxMilhas, e Federico de Arteaga Vidiella. Para fechar os trabalhos, será realizado workshop ministrado por Danielle Machado, que vai abordar o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.

Programação

20 e 21 de setembro - Auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212)

20/09 – Cidades Inteligentes
8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas
9h – Abertura oficial – Maria Fernandes Caldas – Secretária Municipal de Política Urbana
9h30 – “Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes” – Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), integrante do processo de transformação urbana que levou a cidade a ser considerada a mais inovadora do mundo em 2013.
10h30 – Painel “Cidades Inteligentes” – Mediação: Stella Hiroki, consultora com foco na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Participantes: Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.
12h – Almoço
13h30 às 18h – Workshop ministrado por Stella Hiroki – os inscritos serão divididos em 6 grupos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) para discutir projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.

21/09 – Destinos turísticos inteligentes
8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas
9h – Abertura oficial – Aluizer Malab – Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur
9h30 – Palestra “Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes” – Federico de Arteaga Vidiella – Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, Tequila/México.
10h30 – Painel “Destinos Turísticos Inteligentes” – Mediação: Danielle Fernandes Costa Machado – Coordenadora do curso de turismo da UFMG. Participantes: Max Oliveira – Cofundador e CEO da MaxMilhas e Federico de Arteaga Vidiella.
12h – Almoço
13h30 às 18h – Workshop ministrado por Danielle Machado. A dinâmica abordará o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.