Semáforos sonoros começam a funcionar em BH; deficientes visuais aprovam a iniciativa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/03/2017 às 16:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:51

São eles: 

  1. Praça 7
  2. Avenida Augusto de Lima com Avenida do Contorno, próximo ao Instituto São Rafael
  3. Avenida Paraná com rua dos Tamoios
  4. Rua dos Tupis com rua São Paulo

Os próximos pontos a receberem os aparelhos serão Praça da Liberdade e Mercado Central.

Segundo a BHTrans, o equipamento funciona da seguinte maneira: na calçada, antes de realizar a travessia, uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres irá emitir sons. Ele indica que a via está apta para ser atravessada com segurança pelo pedestre. Quando o tempo da travessia estiver terminando, o aviso sonoro ficará mais acelerado, portanto, a pessoa saberá que aquele momento não é adequado para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres. Veja o vídeo:

A Prefeitura da Belo Horizonte, por meio da BHTrans, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi) estão trabalhando em conjunto na identificação dos locais onde os dispositivos são implantados e acompanham a operação para realizar os ajustes necessários.

Acessibilidade 

Outro benefício para os deficientes visuais, que já está em operação, é o o aplicativo para celulares SIU MOBILE. Com ele, pessoas devidamente cadastradas podem comunicar o seu desejo de embarcar ao motorista do ônibus. O painel do veículo apresentará o endereço do ponto de ônibus e o nome do passageiro. Essa funcionalidade, desenvolvida para atender aos deficientes visuais, possibilita que eles embarquem de forma independente e segura. Acesse e baixe o aplicativo www.siumobile.com.br.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por