O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado (PSU), até o dia 30 de abril. Os cursos são de graça e têm duração de 6 meses a 1 ano e meio.

Para se inscrever é necessário estar matriculado no 9° ano do Ensino Fundamental ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também podem participar quem concluiu o Ensino Fundamental, EJA ou ter o Ensino Médio. 

Segundo a instituição, os cursos podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que empresas de todo o Estado podem contratar os alunos, por tempo determinado, investindo na qualificação e na formação de profissionais. Além disso, após o período de curso, poderão fazer parte do quadro de empregados do setor industrial, de acordo com os critérios das empresas. 

O processo seletivo é composto de provas de múltipla escolha nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, com 15 questões cada. As provas serão realizadas no dia 8 de junho e são classificatórias, sendo que se o candidato que obtiver como resultado zero acertos em uma das disciplinas será, automaticamente, desclassificado do PSU.

O valor das inscrições é de R$ 40,00 e podem ser feitas de 1º a 30 de abril no site