O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) passa a disponibilizar, a partir desta terça-feira (12), quatro cursos gratuitos sobre Inteligência Artificial (IA), por meio de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Microsoft. A plataforma é aberta e pode ser acessada não só por alunos do Senai e do Sesi, mas por qualquer pessoa interessada em aprender sobre IA. As inscrições podem ser feitos por meio do site do Mundo Senai.

O anúncio foi feito nesta terça pela CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante sua visita ao Brasil para o evento AI + Tour. O acordo foi firmado por meio de um documento assinado por ela, pelo diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, e pela superintendente do Sesi, Tânia Cosentino. 

O objetivo é desenvolver e qualificar profissionais para as vagas demandadas no mercado e novas profissões. Além dos cursos oferecidos, será criado um grupo conjunto de trabalho para desenvolver atividades para elaborar um plano de formação de profissionais brasileiros em Inteligência Artificial e criação de trilhas de aprendizagem. 

Os primeiros cursos oferecidos são "Introdução à Inteligência Artificial”, “Introdução à Ciência de Dados”, “Fundamentos da Ciência de Dados” e “Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT”. 

Nos próximos meses, serão incluídos na plataforma os cursos “Desenvolvendo aplicativos de visão computacional em IA utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft”, “Desenvolvendo aplicativos de IA para conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft” e “Chatbots e conversação como plataforma”. Além desses, a Microsoft proporcionará às instituições outros cursos sobre inovação e nuvem.

A parceria prevê ainda a participação de profissionais técnicos especializados da Microsoft e de parceiros para capacitação do corpo técnico e de docentes do SENAI e do SESI em Inteligência Artificial, de modo que eles possam ser multiplicadores desse aprendizado para os alunos.

“Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. 

“Estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem desses avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacitá-los para os empregos do futuro”, concluiu.

Leia mais:
Candidatos excedentes do Sisu na UFMG têm até sexta para entrar na lista de espera
MRV abre processo seletivo para quadro de trainee 
Curso grátis para o Enem