O SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian, vai realizar na próxima semana mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome. Entre os dias 08 e 26 de novembro, consumidores de todo o país poderão utilizar a versão online do evento, acessando o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao, para renegociar dívidas pela internet. Empresas de diferentes setores vão oferecer descontos para o consumidor que fizer a renegociação dentro do período de 08 a 26.

Já as capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo também vão receber a versão presencial do Super Feirão Limpa Nome. No Rio, ela será realizada entre os dias 08 e 12 de novembro. Em Belo Horizonte, será entre 16 e 19 de novembro. E São Paulo vai receber o Super Feirão Limpa Nome entre os dias 22 e 26 de novembro, das 8h às 18.

Em agosto, 59,3 milhões de pessoas estavam inadimplentes no país, cerca de 40% da população adulta, segundo a Serasa que orienta: o consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento. 

Para ajudar a população, o SerasaConsumidor disponibiliza gratuitamente no site o e-book "Como se preparar para a negociação de dívidas" com uma série de dicas para fazer uma boa negociação e limpar o nome. “O consumidor deve aproveitar essas oportunidades para limpar o nome porque as empresas estão dispostas a oferecer boas propostas. Mas ele também pode apresentar alternativas, que realmente caibam em seu bolso para se livrar da inadimplência”, diz o gerente de Recuperação de Crédito da Serasa, Raphael Salmi. 

O analista de mercado Paulo Vieira chama a atenção do consumidor que precisa renegociar uma dívida. Segundo ele, a renegociação é um alerta para a pessoa, indicando que tem alguma coisa errada e que um tratamento financeiro precisa ser feito. "Renegociar leva a pessoa a refletir sobre os gastos, o que exige disciplina", explica. 

Vieira esclarece que o 13º salário deve ser usado prioritariamente para pagar dívidas, por causa dos juros mais altos. Além disso, o trabalhador não deve comprometer mais do que 30% do salário com esses gastos. "É preciso ter sempre uma reserva mensal para as outras despesas como água, luz e telefone", afirmou.

Para participar do Feirão on line, é preciso acessar o site www.serasaconsumidor.com.br/feirao e preencher o cadastro. Após esta etapa, o consumidor será direcionado a uma página onde estarão listadas todas as dívidas que constam na base de dados da Serasa. 

Nas dívidas com as empresas participantes serão apresentados os canais de atendimento como telefones, e-mail e chat. A partir daí, o consumidor entra em contato para negociar possíveis descontos e condições de pagamento. Segundo a Serasa, o site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a proteção dos dados. 

Na última edição do Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa, 5,3 milhões de consumidores acessaram o site para tentar uma renegociação. Desse total, 37% eram de São Paulo, 13,8% do Rio de Janeiro, 8,1% de Minas Gerais, 5,3% do Paraná e 4,2% da Bahia.

Serviço
Feirão em Belo Horizonte
Data: De 16 a 19 de novembro
Horário: De 8h às 18h
Local: Estacionamento do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4.000 – União – BH).
Informações: www.serasaconsumidor.com.br/feirao.

Leia mais:
Reação da economia deve demorar mais, avaliam economistas
Endividamento das famílias cai a 43,1% em agosto, revela Banco Central
Brasileiro abusa do parcelamento e cartões devem movimentar R$ 1,1 trilhão em 2016