As crianças de Barra Longa, um das cidades atingidas pelo rompimento da barragem de minério em novembro de 2015, tiveram uma festa de Natal especial nessa quarta-feira (21). O Servas, por meio do projeto Abraça Minas, realizou a entrega de presentes que foram pedidos nas cartinhas que 473 alunos das 14 escolas públicas do município escreveram ao Papai Noel.

Os pedidos foram atendidos por meio da parceria do Servas com a Codemig, Copasa, Cemig e Itambé, que distribuíram as cartinhas entre os funcionários que quiseram adotar para comprar os presentes e deixar mais feliz o Natal destas meninas e meninos de até 11 anos.

Bom velhinho

A tradicional visita do Papai Noel marcou a entrega dos presentes às crianças, que foram chamadas uma a uma para receber o embrulho das mãos do bom velhinho. A presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel, e representantes da Cemig e da Copasa ajudaram o Papai Noel na tarefa de presentear os meninos e meninas.

O governador Fernando Pimentel também compareceu ao evento para prestigiar as crianças. “É gratificante ver nos olhos de cada um o brilho da felicidade de ter seu pedido atendido e entregue pelo Papai Noel. Essas crianças perderam importantes espaços de diversão com a invasão da lama. Nada mais justo do que fazer um mutirão de solidariedade para alegrar o Natal delas”, disse Carolina Oliveira Pimentel.

A tarde de diversão aconteceu na Escola Estadual José Epifânio Gonçalves, das 14h às 18h e, além das tradicionais brincadeiras, a meninada se divertiu no pula-pula e se aventurou no futebol de sabão. A festa ficou mais saborosa com o lanche que foi servido a todos os pequenos – não faltaram pipoca, algodão doce, cachorro quente e refrigerante.

“Tudo do jeitinho que eu queria”, disse Renata Silva Machado, de 8 anos, que cursa o primeiro ano do ensino fundamental e ganhou uma boneca e um kit de cozinha de brinquedo.

A mãe dela, Ana Flavia Machado, estava satisfeita por ver a filha se divertir. “Se ela está feliz, é o que importa pra mim”, falou, emocionada.

*Com Servas