O Sistema Prisional de Minas Gerais recebeu, nesta quinta-feira (16), 75 novas viaturas com cela, modelo Renault Deuster, e outras duas, modelo Jumper. Os veículos serão distribuídos em 41 unidades prisionais de Belo Horizonte e do interior do Estado. O Comando de Operações Especiais (Cope) e a Superintendência de Segurança Prisional, ambos da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), também foram contemplados. 
 
Os novos veículos foram entregues pelo secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli e pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, durante solenidade realizada no pátio da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte.  Tanto as viaturas Deuster quanto as Jumpers, veículos similares a uma van, serão utilizadas para escolta de presos. O investimento, de R$ 5,8 milhões, representa um ganho de qualidade e agilidade nas ações desempenhadas pelos profissionais das unidades prisionais.  
 
Com a entrega das viaturas, o Sistema Prisional passa a contar com uma frota de 952 veículos, um aumento de 75% ao comparamos com 2010, por exemplo, quando eram 541 veículos. Em dezembro do ano passado foram entregues 178 veículos, totalizando investimento de R$12,1 milhões. Em 2013, também houve descentralização da manutenção de veículos, a partir de um contrato regionalizado, aumentando a eficiência na manutenção e diminuindo o número de veículos baixados. 
 
Até o final do ano, a Suapi receberá 50 novos veículos que serão destinados à área administrativa. 
 
(*Com Seds)