Sobe para três o número de mortes suspeitas de terem sido causadas por gripe suína em Uberaba

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
11/06/2013 às 14:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:02

As causas de duas mortes registradas nesse domingo (9) e segunda-feira (10) estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia. A principal suspeita é de que as pessoas tenham sido vítimas do vírus H1N1, causador da gripe suína.

Um homem, de 43 anos, que estava internado no Hospital das Clínicas da cidade morreu nessa segunda. De acordo com o assessor de imprensa da SMS Paulo Ricardo Bonfim, o material do paciente já havia sido coletado desde o último dia 3 e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias.

O resultado, contudo, ainda não foi recebido pelo órgão municipal.

A morte de um idoso de 80 anos no último domingo (9) também pode ter sido provocada pela implicação da gripe suína. As causas estão sendo investigadas. Até agora, Uberaba possui três suspeitas de óbitos em decorrência da doença.

A morte de um morador de Sacramento também pode entrar para a contagem de vítimas do vírus H1N1. O paciente ficou internado por alguns dias no hospital das clínicas de Uberaba, mas não resistiu.

A primeira morte confirmada da doença no município foi a de uma mulher, de 32 anos, registrada no dia 18 de maio.

Atualmente, outros dez casos de gripe suína estão sendo investigadas na região, sendo cinco delas de moradores de Uberaba. Dentre esses casos, estão duas crianças, sendo uma de 5 anos e outra de dois meses. Elas estão na lista de internadas com suspeita de terem contraído o vírus H1N1.

Demora não prejudica atendimento

Embora o resultado do diagnóstico de pacientes com suspeita de terem contraído H1N1 esteja demorando entre 10 e 15 dias para ficar pronto, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba informou que o prazo não prejudica o tratamento.

“Ao primeiro sintoma de gripe suína, os médicos estão orientados a tratar o paciente com Tamiflu”, afirmou o assessor de imprensa da SMS, Paulo Ricardo Bonfim.

Algumas medidas de prevenção e combate à doença estão sendo adotadas em Uberaba.

Durante a campanha de vacinação contra a gripe, além de ter imunizado 95% dos grupos determinados pelo Ministério de Saúde, a SMS de Uberaba conseguiu 6 mil vacinas para aplicar em professores da rede estadual e municipal de ensino, além de crianças e profissionais da prefeitura que lidam no atendimento direto à população.

Em Minas

O balanço de mortes e casos de gripe suína são divulgados semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. O último boletim, do dia 4 de junho, registrou quatro mortes por Influenza no Estado, sendo um em Pouso Alegre, por Influenza B,  um em Extrema, pelo vírus H1N1, um  Curvelo pelo vírus H1N1 e um em Uberaba pelo vírus H1N1.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por